Condições meteorológicas, com alta temperatura, vento e baixa umidade do ar, podem favorecer e intensificar os incêndios
Foto: Carlos Bassan/PMC
A Defesa Civil alerta para o risco de incêndios florestais na região de Campinas até sexta-feira, 6 de setembro. Condições meteorológicas, com temperatura máxima na casa dos 36°C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%, com rajadas de vento forte, podem favorecer o início espontâneo, propagação e intensificação dos incêndios.
A recomendação da Defesa Civil é redobrar a atenção em áreas de vegetação seca. Destaca-se que colocar fogo no mato é um crime ambiental, passível de sanções penais e administrativas. Além disso, causa danos irreparáveis à fauna, flora e a população da região.
Prevenção
A Defesa Civil orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz.
Ao avistar uma queimada, as pessoas devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em caso de soltura de balões, por ser crime, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.
Previsão do Tempo
De acordo com informações do Cepagri, da Unicamp, até a quinta-feira a expectativa é de que permaneçam as condições de intensa massa de ar quente e seco, proporcionando o céu claro, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.
A temperatura máxima prevista para esta quarta-feira é de 35°C. Já na quinta-feira, o dia amanhece com temperaturas em torno de 20°C e a máxima deverá chegar aos 35°C.
A umidade relativa do ar mínima entre esta terça e quinta-feira segue baixa na região, com valores entre 15 e 20%.
Ainda segundo informações do Cepagri, ao final da tarde de quinta, a entrada do ar ligeiramente mais ameno resulta em temperatura em torno de 18°C. A sexta-feira deverá ser de nebulosidade variando entre predomínio de sol e céu parcialmente nublado, e temperaturas entre 16 e 30°C, e no final de semana as temperaturas voltam a subir.
Não há perspectiva de chuva ou frio na primeira quinzena de setembro.