Concursos federais: confira quais foram adiados e quais permanecem no seu calendário inicial
Quase 20 concursos públicos já foram adiados, em decorrência da situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul
Foto: iStock/ fpphotobank
Desde o fim de abril, o estado do Rio Grande do Sul vem registrando uma sequência catastrófica de alagamentos que, até o presente momento, não foi totalmente controlada. Diversas cidades foram tomadas pelas águas e centenas de milhares de pessoas afetadas pela calamidade pública, o que também acaba gerando consequências em outros assuntos internos do país.
Diante do cenário preocupante do Sul do Brasil e da falta de previsão a respeito de quando a situação estará controlada, diversos concursos públicos estão sendo adiados como medida preventiva. Até o momento, o mais popular foi o Concurso Nacional Unificado (CNU), que seria realizado por mais de 2 milhões de candidatos de todo o país no dia 5 de maio.
O CNU é um grande compilado de vagas públicas dentro de diversos níveis de escolaridade, indo do médio até o superior. Ainda não existe nenhuma confirmação de data para o reagendamento das provas, mas espera-se que sejam realizadas em algum momento do segundo semestre de 2024.
Concursos adiados
Além do CNU, mais 17 concursos públicos foram adiados desde o início dos alagamentos no Rio Grande do Sul. O processo seletivo do Banco Central, cujas provas aconteceriam no dia 19 de maio, também foi afetado, já que aproximadamente 1.100 candidatos estão concentrados no estado sulista.
A Comissão de Valores Mobiliários (CMV) também cancelou sua prova do dia 26 de maio, mas já deixou uma nova data em evidência: 23 de junho, pouco menos de um mês depois. O concurso do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que estava agendado para o dia 12 de maio também foi interrompido e segue sem previsão para uma nova data.
Outro concurso que foi adiado e segue sem confirmação de data é o da Defensoria Pública do Paraná, que traz uma vaga única para defensor público substituto. No demais, 13 concursos da Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências) foram adiados, sendo 11 direcionados para órgãos gaúchos.
Concursos que permanecem iguais
Apesar de ser uma parcela menor, alguns concursos federais ainda não foram cancelados e, até segunda ordem, permanecem dentro do calendário inicial divulgado no edital. Dentre eles, se destaca o da Caixa Econômica Federal, que está abrindo mais de 4 mil vagas para diversas funções; as provas acontecem no dia 26 de maio em todo o país.
O concurso da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também permanece como está. O processo está aberto para 50 vagas em seis cargos diferentes, com provas agendadas para o dia 26 de maio.