Concurso Fotográfico JI e as cerimônias religiosas da Semana Santa
O Jornal de Itatiba além de ser um órgão informativo, de muita responsabilidade, e, justamente por isso contando a história de Itatiba, Morungaba, da RMC e do Brasil, durante mais de meio século, mesmo com todas as dificuldades inerentes aos pequenos jornais do interior, também sempre se destacou por suas promoções, movimentando às áreas, culturais, esportivas, educacionais e de lazer.
Dentre essas tivemos por muitos anos o Concurso Fotográfico JI, que selecionou e premiou excelentes trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais, além de contar com as parcerias de lojas do setor de fotografias da cidade.
Como estamos próximos à Semana Santa, fomos até nossos arquivos, para separar fotos que marcaram as cerimônias religiosas das paróquias do município de Itatiba, principalmente do Belém, nas décadas de 1970/80.
No ano de 2006 a direção do Jornal de Itatiba promoveu o IV Concurso Fotográfico JI, com dezenas de participantes, com fotografias de alto padrão, dificultando o trabalho do Corpo de Jurados. Vemos a foto de Waldomiro Pellizer Neto - 1ª. colocada - tirada nas piscinas do Itatiba E.C., mostrando o carinho da mamãe para seu filhinho, formando um belo quadro artístico, contrastando com as nuvens ao fundo. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
A fotografia premiada com a segunda colocação foi de Maria Cristina Francisco Flaibam, de rara felicidade em captar um gato saltando entre túmulos do famoso Cemitério La Recoletta de Buenos Aires. (Foto e dados de arquivo do JI)
Entre as tradições das cerimônias da Semana Santa, na quinta-feira tem a do Lavapés. Na fotografia; os jovens, Ocimar Rabechi, Junior Rabechi e Paulo Degani, lavando os pés de um discípulo, na Basílica de Nossa Senhora do Belém, mostrando a humildade de Jesus Cristo perante seus apóstolos. (Foto e dados de arquivo do JI)
Faz parte do folclore itatibense - pelo menos fazia nas décadas de 1970/80 - que na procissão-enterro de Jesus Cristo, pelas ruas da cidade, na sexta-feira santa, fizessem o acompanhamento de pés descalços. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)