Comportamento de consumo e o papel das marcas em debate
As marcas que permanecem com sua comunicação em épocas de crise se recuperam nove vezes mais rápido do que as demais
As transformações do comportamento de consumo e o papel das marcas foram o tema abordado por Tais Souza, gerente comercial da Kantar IBOPE RS/SC, durante encontro virtual realizado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), nesta sexta-feira (24).
Tais Souza destacou que há um panorama de oportunidades neste momento de pandemia. Prova disso são os excelentes resultados registrados em setores como construção civil e agronegócios, além da explosão dos serviços de delivery e o e-commerce que, segundo a gerente comercial, alcançou R$ 9,4 bilhões de faturamento só no mês de abril.
Cenário positivo também para o setor de comunicação. O consumo de mídia aumentou 81%, segundo dados do Kantar IBOPE. “As pessoas ressignificaram o papel dos veículos que se tornaram companheiros no período de isolamento social. Entretenimento e informação são os principais motivos desse consumo”, explicou. Ela ressaltou ainda a audiência recorde da TV em todo o mundo e do rádio, ouvido por 77% dos entrevistados da pesquisa do Kantar.
Essa é uma oportunidade inclusive para as marcas anunciarem e se fazerem presentes na vida do consumidor. De acordo com dados apresentados por Tais Souza, as marcas que permanecem com sua comunicação em épocas de crise se recuperam nove vezes mais rápido do que as demais.
“Os consumidores acham que a vida e a economia precisam continuar. Alguns encaram a propaganda como uma distração bem-vinda ou um lembrete agradável de tempos mais normais. Eles esperam se conectar com os valores das marcas e ver os posicionamentos na publicidade. Para isso, as marcas precisam aproveitar a oportunidade de dar visibilidade às suas ações, inclusive de responsabilidade social, sem serem oportunistas”, ressaltou.