Como valorizar um imóvel com reformas estratégicas: saiba no que investir
Pequenos reparos, melhorias na cozinha e no banheiro, além de ajustes na estrutura, podem aumentar o valor da propriedade

Foto: iStock/ AndreyPopov
Antigamente, comprar um imóvel era a certeza de um investimento financeiro, já que a valorização da propriedade estava atrelada ao crescimento das cidades. Atualmente, esse conceito permanece sendo considerado uma boa prática, principalmente por conta do aumento de valor em longo prazo.
Um levantamento feito em 2024 pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) indicou que a valorização dos imóveis no Brasil foi a maior nos últimos 10 anos, sendo uma opção de investimento mais promissora que outras aplicações.
Embora investir em um patrimônio residencial possa ser bastante lucrativo em longo prazo, os donos precisam redobrar a atenção para garantir sua apreciação. Seja para vender ou locar, algumas reformas podem ser necessárias para assegurar a valorização do imóvel, principalmente em residências mais antigas.
Mas, antes de fazer grandes mudanças, é preciso analisar quais melhorias realmente aumentam o valor do local, garantindo uma reforma mais certeira e sem desperdício financeiro.
Comece pelos pequenos reparos
Nem sempre é preciso realizar grandes reformas para valorizar o ambiente. Os reparos estéticos já garantem uma boa aparência para a casa. Por isso, pintar os cômodos e a área externa, reparar rachaduras, tapar buracos de pregos e fazer uma boa limpeza já garantem essa sensação de renovação.
Reforme a cozinha e o banheiro
A cozinha e o banheiro são os primeiros lugares que os compradores e locatários analisam antes de fechar negócio. Por isso, eles são considerados os principais cômodos para a valorização da casa ou do apartamento. Garantir uma boa aparência, móveis planejados e modernos e bom acabamento nesses locais torna a residência muito mais atrativa.
Atenção aos sistemas elétrico e hidráulico
Mais do que uma casa bonita, a valorização da propriedade também considera as questões estruturais e a boa condição tanto do encanamento quanto da parte elétrica. Fazer a reforma desses sistemas, principalmente nas casas mais antigas, evita que futuramente aconteçam vazamentos e problemas de queda de energia.
Ambiente externo
A área externa da casa também precisa de cuidado e atenção ao longo do tempo. Seja em uma varanda, quintal ou jardim, incluir elementos de paisagismo e garantir que o local fique bem-cuidado pode ser um diferencial para a valorização da residência.
Analise os revestimentos
Embora os revestimentos sejam um atrativo importante em um imóvel, a reforma nem sempre compensa no caso de venda. A substituição de pisos, por exemplo, exige alto investimento e mão de obra, além do risco de o novo proprietário não aprovar o acabamento escolhido, tornando o gasto desnecessário.
Em vez de trocar o material, a recomendação é apostar na recuperação, por meio de limpeza ou polimento, reduzindo os custos da obra. Quando a recuperação não é viável, a reforma deve ser planejada dentro do orçamento, priorizando o melhor custo-benefício. Optar por pisos de maior qualidade e durabilidade pode garantir uma valorização significativa do imóvel.
Faça uma avaliação
Mesmo depois de fazer as melhorias na casa, ainda é preciso considerar diversos pontos que justificam a valorização da propriedade. Para ajudar a calcular o real valor do local, pode-se agendar uma avaliação de imóveis.
Os profissionais responsáveis vão auxiliar a fazer o cálculo tanto do que é necessário reformar quanto de questões que podem estar fora do alcance de serem alteradas, como a localização da propriedade, a idade do imóvel, o tamanho e o posicionamento do terreno, além da documentação.