Como limpar o forno corretamente e evitar o acúmulo de gordura
Aprenda como limpar o forno de forma eficiente

Foto: Divulgação
Se você tem um forno na sua cozinha, provavelmente sabe que mantê-lo limpo é essencial não somente para o bom funcionamento do aparelho, mas também para que a qualidade dos alimentos preparados não diminua. Porém, é muito comum as pessoas adiarem essa tarefa por considerarem algo trabalhoso demais ou por não saberem como fazer.
Se esse eletrodoméstico é usado com frequência, é muito natural que ele acabe acumulando sujeira, e a boa notícia é que existem métodos supersimples e eficazes para deixar o seu forno sempre higienizado. A escolha dos produtos corretos e a frequência de limpeza são pontos que fazem muita diferença no resultado final, e muitas vezes evita que você precise se esforçar demais na hora de limpar.
Além de manter uma rotina de limpeza regular, outras práticas também ajudam a minimizar esse acúmulo de gordura, como usar formas ou assadeiras para evitar respingos e limpar imediatamente qualquer tipo de derramamento. São esses pequenos hábitos que ajudam a prolongar a vida útil do seu forno e reduz a necessidade de limpezas mais profundas, tornando a manutenção mais prática.
Para compreender melhor o assunto, confira abaixo um guia com as principais dicas que vão te ajudar a limpar o seu forno corretamente, evitando o acúmulo de gordura.
Faça a limpeza regularmente
A maneira mais eficaz de manter um forno limpo é adotando uma rotina de limpeza logo após o uso. Sempre que você preparar pratos que acabam espirrando gordura ou que deixam resíduos, o mais recomendado é passar um pano úmido com detergente neutro assim que o forno estiver mais frio. Esse processo evita que a sujeira seque e fique mais difícil de remover depois.
Utilize uma mistura caseira para as sujeiras mais difíceis
Caso o seu forno já esteja com muita sujeira acumulada, vale a pena utilizar uma solução caseira para te ajudar nesse processo. Basta misturar: ½ xícara de bicarbonato de sódio, ¼ de xícara de água e ¼ de xícara de vinagre branco. Depois de misturar tudo, passe essa pasta nas partes internas do forno, deixando agir por pelo menos 1 hora. Para remover, utilize um pano úmido.
Limpe as grades do forno
As grades do forno também acumulam gordura e resíduos, o que significa que elas precisam de atenção. Para fazer essa limpeza, você deve retirá-las e deixar de molho em uma solução simples de água quente com detergente neutro ou até mesmo vinagre por aproximadamente 30 minutos. Passado esse tempo, use uma esponja ou uma escova e esfregue todas as partes das grades, em seguida enxague bem e seque-as antes de colocar no lugar novamente.
Evite o uso de produtos abrasivos
Usar produtos de limpeza muito abrasivos nunca é uma boa ideia, já que eles podem acabar danificando o seu forno, além de deixar resíduos tóxicos. Na hora de realizar a limpeza, prefira sempre limpadores específicos para esse tipo de eletrodoméstico ou até mesmo soluções naturais, como, por exemplo, bicarbonato e vinagre.
Prevenir é sempre o melhor caminho
Prevenir é a melhor maneira para evitar que o seu forno fique com gordura acumulada, tornando-se muito mais difícil de limpar. Para evitar que essa gordura se acumule, existem algumas dicas certeiras que você pode seguir tranquilamente. Entre essas dicas temos o uso de assadeiras forradas com papel alumínio ou até mesmo papel manteiga, o que ajuda a reduzir os respingos de gordura.
Além disso, não postergar a limpeza faz muita diferença. Quanto mais você demora para limpar, mais difícil vai ser na hora de realmente ter que limpar, pois você vai acabar gastando o dobro de tempo. Assim, depois de usar o forno, passe um pano úmido pelas partes com resíduos e veja como isso vai facilitar a sua vida.