Como evitar arranhões e amassados em carros e motos
Fique por dentro de métodos simples para reparar arranhões e amassados leves do seu carro ou moto
Foto: Divulgação
Encontrar um arranhão no carro ou na moto é uma das piores sensações para quem quer ter um veículo sempre bem cuidado. Apesar disso, trata-se de uma situação comum. Mesmo que você tenha todo o cuidado do mundo, arranhões acabam surgindo, ainda mais quando o veículo ou a moto são utilizados com frequência ou ficam estacionados em lugares públicos.
De qualquer maneira, ainda é importante ficar atento, pois os arranhões afetam a estética do veículo e causam desvalorização caso você tente vender em algum momento. Quando falamos de carros e motos, estamos falando sobre a paixão das pessoas. Quem conquista um bem desse tamanho quer mantê-lo intacto pelo maior tempo possível.
Se você já faz manutenções preventivas regularmente, provavelmente já sabe identificar quando seu veículo está com algum arranhão ou amassado, o mesmo vale para os donos de motocicleta. Em alguns casos, você nem precisa sair de casa para resolver o problema, pois hoje em dia existem moto peças online e empresas que te ajudam a resolver qualquer tipo de arranhão ou amassado sem muita burocracia.
Confira algumas dicas que ajudam a evitar arranhões e amassados tanto na sua moto quanto no seu carro.
Faça uma boa limpeza
Seu veículo não deve estar limpo apenas quando você tem uma viagem para fazer ou quando precisa ir a algum lugar importante. A limpeza regular é fundamental, porque a sujeira pode piorar os estragos já existentes ou mascarar o problema, dando a falsa impressão de que não existe nenhum amassado ou arranhão.
Antes de realizar qualquer reparo no seu veículo, não se esqueça de fazer a lavagem completa usando jatos de água com alta pressão e esponjas adequadas. Para uma lavagem perfeita, não deixe que o sabão seque em momento nenhum. Para a secagem, utilize um pano seco, assim você terá uma visão melhor de qualquer tipo de dano.
Aplique cera e afins
Usar uma cera de finalização com brilho pode ser uma ótima opção para o seu veículo, pois elas são ótimas para proteger o verniz da pintura, além de superúteis para esconder aquelas pequenas imperfeições, deixando sua moto ou carro com aspecto de novo. Vale ressaltar que as ceras comuns têm duração de um mês, ao passo que as ceras profissionais duram cerca de um ano após a aplicação.
Cuide dos vidros
Vidros riscados também são muito comuns e costumam ser descobertos durante alguma revisão, mas existe uma saída para resolvê-los. Depois de limpar toda a área dos vidros, faça uma mistura de creme dental e bicarbonato de sódio, deixando-a bem homogênea. Depois de pronta, passe a mistura nos arranhões do vidro e deixe agir por cinco minutos. Em seguida, utilize um pano macio e seco para limpar o vidro, fazendo movimentos circulares até que o risco desapareça.
Fique de olho no dia a dia
Os cuidados diários com o veículo fazem a diferença para a manutenção. Se você utiliza pouco o seu veículo ou moto, ele terá menos chances de acabar com algum amassado ou arranhado. Caso você utilize esses meios para se locomover todos os dias, uma dica é estacionar em lugares cobertos e tomar o máximo de cuidado no trânsito para que nenhum tipo de acidente aconteça.