Como estimular seu gato no ambiente interno e evitar o tédio
Conheça maneiras de enriquecer o ambiente do seu felino e combater o tédio com criatividade
Foto: Divulgação
Quem tem um gato em casa sabe que precisa criar atividades para ajudá-lo a se distrair e manter-se ativo no ambiente interno. A princípio, parece um baita desafio, afinal, sem os estímulos certos o bichano pode se entediar facilmente.
Uma das melhores formas de enriquecer o ambiente é oferecendo brinquedos interativos e móveis específicos, como os arranhadores para gatos. Esses itens não apenas atendem à necessidade natural de arranhar, mas também ajudam a promover a atividade física e a saúde mental do animal.
Você já tem uma ideia de como deixar sua casa mais atrativa para o seu pet? Confira dicas que vão te ajudar na tarefa.
Invista nos arranhadores
Os gatos têm como comportamento natural o ato de arranhar. É uma forma de aliviar o estresse e se distrair. Se você não oferecer um local próprio para que ele faça isso, seus móveis podem se tornar as vítimas.
O ideal é investir em diferentes tipos de arranhadores, desde os verticais até os horizontais, e com diferentes texturas. Deixe o item em um local que chame a atenção do gato, como próximo da área de descanso ou perto dos brinquedos.
Modelos com múltiplos níveis e áreas de escalada incentivam o gato a se movimentar, pular e explorar. Isso ajuda a manter a saúde física e mental do felino, evitando o tédio e a apatia.
Crie esconderijos e tocas
Os felinos são apaixonados por tocas e esconderijos. Para eles, nada é mais divertido do que ficar em um local secreto, longe de ser perturbado pelos demais moradores da casa.
Além disso, eles adoram a ideia de serem procurados pelos seus donos, quase como uma brincadeira de esconde-esconde. Crie esconderijos e tocas em sua casa. Você pode usar caixas de papelão, móveis e até túneis para que o pet se divirta sozinho ou acompanhado.
Esses locais de refúgio ajudam a simular a sensação de segurança que os gatos procuram na natureza. Ter um lugar para se retirar e relaxar sem ser perturbado ajuda a reduzir o estresse e proporciona uma experiência mais enriquecedora no ambiente interno.
Aposte nos brinquedos interativos
Os brinquedos também são muito bem-vindos na casa de quem tem um gato como pet. O ideal é ter uma área com várias opções que podem, inclusive, ficar perto do arranhador, como um estímulo a um momento divertido.
Varinhas com penas e ratos motorizados são ótimos para estimular o instinto de caça dos felinos, ajudando a manter o animal ativo e envolvido por mais tempo. Também são uma ótima oportunidade de interação entre pet e tutor.
Outra opção são os brinquedos que dispensam petiscos à medida que o gato brinca, incentivando a atividade física e mental. Acaba sendo uma forma de enriquecer a rotina do animal, tornando os momentos de alimentação mais estimulantes e divertidos.
Inclua plantas seguras
As plantas são ótimas distrações para os gatos, mas é preciso escolher variedades próprias para eles, como capim-limão ou hortelã. Também é indicado apostar no catnip, uma erva que eles adoram.
Deixe as plantas perto dos brinquedos, para que o bichano interaja com elas analisando sua textura e cheiro. Também podem ser ótimas escolhas para ajudar na digestão, já que são comestíveis.
Para o pet, é como estar de volta à natureza, perto de plantas que ele encontraria caso precisasse. Então, pesquise por aquelas indicadas para os gatos e traga para dentro de casa.
Instale prateleiras e nichos
Gatos amam escalar, e você pode aproveitar a própria decoração da casa para entregar essa diversão a eles. Instale prateleiras e nichos, porém lembre-se de deixá-las livres para o pet.
Isso permite que eles se movimentem livremente e explorem o ambiente, indo para cima e para baixo a hora que desejarem. Quando bem instaladas e montadas, tornam-se uma brincadeira segura e interessante.
Os espaços verticais também ajudam a ampliar a área útil do ambiente, o que é especialmente benéfico em espaços menores. Isso dá ao gato a possibilidade de escolher diferentes pontos para descansar ou brincar, o que estimula a mente e mantém o animal longe do tédio.