Como escolher os equipamentos certos para sua oficina: investimentos essenciais para otimizar o serviço e garantir a qualidade
Saiba o que priorizar ao montar ou atualizar sua oficina mecânica

Foto: iStock/ Kunakorn Rassadornyindee
Montar e equipar uma oficina mecânica é uma tarefa que requer uma boa dose de planejamento e pesquisa a fundo sobre quais são as ferramentas ideais. Esses itens não só vão determinar qual o grau de eficiência dos serviços prestados, mas também influenciam diretamente na qualidade e no impacto da satisfação do cliente. Portanto, realizar investimentos inteligentes para conseguir as melhores ferramentas é essencial para garantir o sucesso do negócio.
Como se planejar
Antes de sair comprando equipamentos e ferramentas sem nenhum critério, é preciso se planejar e analisar o que é preciso comprar, de acordo com as demandas da oficina. Se o estabelecimento é focado em serviços rápidos como troca de óleo e balanceamento, ou em serviços mais longos, como pintura e funilaria, as prioridades serão diferentes e, portanto, as ferramentas necessárias também.
Além disso, é muito importante analisar o espaço físico disponível na oficina, a quantidade e a circulação de profissionais que atuam no local, pois de nada adianta encher a oficina de equipamentos se ficar tudo apertado e obstruindo a circulação.
Equipamentos de grande porte necessitam de áreas mais amplas para que a instalação seja adequada e segura.
Quais ferramentas priorizar?
Para responder a essa pergunta, podemos elencar algumas ferramentas e equipamentos que são utilizados em diversos serviços diferentes e desempenham um papel curinga nas operações diárias.
As ferramentas manuais são indispensáveis para qualquer oficina, e ter um jogo completo de chaves de fenda, Phillips, chaves de boca, com e sem catraca, vai garantir que todo e qualquer tipo de parafuso possa ser removido para acessar as partes diferentes dos carros. Da mesma maneira, são essenciais os alicates universais, de corte, de bico e de pressão para todo tipo de ajuste necessário.
Já nos equipamentos fixos podemos citar as bancadas com gavetas; nelas, o mecânico pode dispor as peças nas quais está trabalhando, deixar organizadas suas ferramentas e ainda ter uma superfície de apoio para peças grandes, como para-choques e sistemas de escapamento.
Não pode faltar em nenhuma oficina mecânica um bom compressor de ar, que pode ser utilizado para encher pneus, alimentar os elevadores automotivos e as pistolas pneumáticas.
O elevador automotivo é, talvez, um dos equipamentos mais utilizados em uma oficina. Com ele, é possível elevar o veículo para acessar os freios, retirar as rodas, trocar o óleo, desmontar a suspensão, checar os escapamentos e analisar o motor por baixo, sem que o mecânico precise deitar no chão sobre um skate para fazer a manutenção do veículo.
Por fim, um scanner automotivo é uma das ferramentas essenciais para realizar todo tipo de checagem nos sistemas eletrônicos dos carros, sendo muito utilizado para decifrar a origem dos problemas indicados pelas luzes do painel.