Como combater as olheiras, bolsas e aparência cansada
Aprenda como diminuir a aparência das olheiras de maneira eficaz
Foto: Divulgação
Muitas vezes, ao se olhar no espelho, notamos que a região dos olhos dão a sensação de uma aparência cansada ou até mesmo identificamos olheiras e bolsas nessa região. Saiba que mesmo com a skincare em dia, isso pode acontecer.
Muitas vezes, os fatores genéticos podem influenciar a aparência das olheiras, além de intensificar o processo de envelhecimento. Com o passar dos anos, ocorre a perda de estruturas anatômicas na região dos olhos, deixando o local com aspecto mais escuro e fundo, além da flacidez que pode contribuir para o aspecto de cansaço.
A boa notícia é que existem formas de combater esse problema, por meio de práticas diárias simples e eficazes, como usar vitamina c para o rosto, por exemplo. Neste artigo, vamos te mostrar como criar uma rotina à prova de olheiras!
Desenvolva hábitos saudáveis
Muitas vezes, subestimamos os hábitos saudáveis, principalmente quando ainda somos muito jovens. No entanto, depois dos 30 anos, nossa produção de colágeno não é mais a mesma, ela começa a sofrer uma queda. Com isso, temos um processo de envelhecimento que precisa de atenção.
E é nesse ponto da nossa vida que os hábitos fazem toda a diferença. Ter uma boa alimentação, com todos os macronutrientes e micronutrientes que o corpo precisa, beber bastante água, ter um sono reparador e fazer atividade física tem efeitos positivos para diminuir as olheiras e o aspecto de cansaço, além de ajudar a controlar o estresse.
Tenha sua própria rotina diária
Crie uma rotina de cuidados bem estabelecida. Use cremes para a região dos olhos e prefira aqueles à base de vitamina C, que também podem ter cafeína, que exerce a função de vasoconstritor.
Aplique a quantidade correta na ponta dos dedos — aproximadamente, do tamanho de um grão de feijão — e espalhe pelas pálpebras, começando pelo canto dos olhos, deslizando para fora e continuando do canto externo para o interno na parte superior. Faça movimentos com pressão leve. Durante o dia, não se esqueça de passar o hidratante e o filtro solar.
Saiba o que é preciso evitar
Alguns costumes podem acabar favorecendo o aparecimento de olheiras, como cremes mais agressivos ao redor dos olhos, que contenham ácidos como o glicólico, salicílico, retinóico e outros. Lembre-se: nada de abrasivos, como aqueles usados para esfoliar.
Cortar algumas práticas da sua rotina, como tabagismo, excesso de café e chá mate, e ter disciplina no uso de dermocosméticos também pode ajudar. Se for preciso, carregue o seu creme com você para retocar ao longo do dia. Outra dica de ouro é fazer drenagem linfática com frequência, o que ajuda bastante a diminuir as bolsas abaixo dos olhos.
Tratamento caseiro também pode ajudar!
Sabia que os tratamentos caseiros podem ajudar a diminuir o aspecto de cansaço? Você pode testar com os ingredientes que tiver em casa e, se for o caso, vale a pena comprar. Confira algumas opções a seguir.
● Sachês de chá de camomila gelado: os sachês podem ajudar a melhorar a circulação no local e contribuir para amenizar o aspecto da olheira.
● Rodelas de pepino: o vegetal contém flavonóides, o que ajuda a tonificar os vasos do local e contribui para diminuir as olheiras.
● Gazes úmidas de leite: o leite tem ácido lático natural, o que vai hidratar e clarear a região.
● Compressas de água fria: a água fria também é vasoconstritora e vai ajudar a diminuir os vasinhos, melhorando o aspecto de cansaço.
Invista em tratamentos estéticos
Em muitos casos, optar pelos tratamentos estéticos é a melhor opção para um resultado de longo prazo. No entanto, eles devem ser feitos com a orientação de um dermatologista ou de um profissional habilitado em estética. Entre as opções, podemos citar:
● ácido hialurônico: muito indicado para olheiras profundas;
● carboxiterapia: ajuda a clarear e combater as regiões inchadas;
● laser: deixa a pele uniforme e estimula a produção de colágeno.