Comércio não essencial permanece fechado em Itatiba
A sugestão da Prefeitura para os demais estabelecimentos é o funcionamento a portas fechadas
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) foi recebida novamente na Prefeitura de Itatiba na manhã de ontem, dia 30, para tratar de ações a fim de amenizar o impacto na economia local e manter a segurança diante da ameaça do coronavírus no município.
Juca Monte, presidente da Aicita, levou ao prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira questões econômicas apresentadas via ofício na última semana e outras sobre o funcionamento do comércio e segurança pública, que foram elencadas durante breve reunião realizada antes do encontro, no estacionamento da Prefeitura, com 15 empresários.
Decisões
Continuam valendo as decisões publicadas em decreto sobre o fechamento do comércio, salvas exceções de estabelecimentos que comercializam itens essenciais, tais como mercados, padarias, drogarias e vendas de ração. No caso dos salões de beleza, para orientar o setor, a Vigilância Sanitária do Município divulgou novas normas referentes a esta atividade.
A sugestão da Prefeitura para os demais estabelecimentos é o funcionamento a portas fechadas, atendendo com o balcão na porta da rua somente para retirada e entrega ou delivery. “O que não podemos permitir é aglomeração de pessoas”, enfatizou o prefeito. Fiscais estão circulando pela cidade, a fim de averiguar que o decreto seja cumprido. Denúncias podem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal (GM).
Prazos
“O isolamento pode ser maior que a gente imagina”, avisou Douglas, acrescentando que deve ser mantido, no mínimo, até 15 de abril.
“A tendência é se prorrogar por um tempo maior, que a gente espera que seja o mais breve possível. O prefeito nos mostrou que é combate total, de olho nas estatísticas, e vamos afrouxando e aumentando as medidas de acordo com as análises da área da Saúde. Temos um comitê instalado, estão todos falando a mesma língua e vamos ter mais força para combater todos os problemas que estão por vir”, declarou o presidente da Aicita.
O prefeito destacou, ainda, que caso haja aumento de casos, o comércio precisa fechar até o balcão, “por isso todo mundo tem que se cuidar, para que não tenhamos esta crescente nos casos, justamente para que possamos continuar funcionando bem devagar”, salientou o prefeito de Itatiba.
Presenças
Da Aicita, compareceram à reunião os diretores: Antônio Ferreira Dionísio Junior, Cristina Milanez Maeda, Nilton Sergio Bortolotto, Liciana Simões, Robson Ugliani e Vanderlei Miguel da Silva, além da executiva Sandra Bredariol Jericó e da consultora Debora Giani.
Também estiveram presentes, além do prefeito, os secretários Aloísio Carlos Polessi (Finanças) e Clovis Adriano Alves do Amaral (Segurança e Defesa do Cidadão), além de Hermínio Geromel Junior (Obras e Serviços Públicos) e Alcides Bedani Neto (Governo).