Comércio e prestadores de serviços retomam atividades nesta segunda-feira
Os mesmos deverão seguir o Plano de Flexibilização Responsável (PFR) elaborado pela Prefeitura
Foto: Foto: JI / Lucas Selvati
Na tarde de ontem, 29, o prefeito Douglas Augusto se reuniu com comerciantes e prestadores de serviços para tratar sobre o Plano de Flexibilização Responsável (PFR), que entrará em vigor nesta segunda-feira, dia 1º, com a retomada das atividades econômicas.
Após a reunião, que contou com a presença de secretários e vereadores, em entrevista coletiva no Auditório da Prefeitura, Douglas disse que foram discutidas as regras gerais e específicas que o comércio vai ter de seguir e afirmou que os comerciantes fizeram algumas sugestões sobre as normas que irão constar no Decreto Municipal nº 7.371/20, que deve ser publicado hoje, 30.
O prefeito disse, ainda, que a retomada das atividades será feita de modo gradual e seguro, dentro do “novo normal”. “A gente espera que a população entenda esse esforço em permitir a volta da atividade econômica, no entanto, sem comprometer a saúde. Se cada um fizer a sua parte, evitando a disseminação da doença [coronavírus], evitando que nossa capacidade hospitalar chegue ao seu limite, teremos aí sim um horizonte um pouco melhor, de mais esperança”, ressaltou.
Douglas também comentou a possibilidade de voltar atrás e fechar novamente o comércio se for necessário. “Caso tenhamos muitos casos positivos e a nossa capacidade hospitalar estiver próximo de se exaurir, nós voltaremos atrás e fecharemos as atividades econômicas para proteger a saúde das pessoas”. “Quero deixar claro para a população que as datas para a retomada das atividades são apenas previsões, que se concretizarão apenas se a doença estiver controlada no nosso município”, disse.
PFR
A Prefeitura de Itatiba esclarece que o Plano de Flexibilização Responsável será adotado de forma gradual, de acordo com as datas e especificações a cada atividade. A execução do PFR ficará estritamente condicionada ao término da quarentena instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Decreto 64.881/20.
Serão levados em conta, ainda, os seguintes fatores: ocupação de leitos da unidade hospitalar conveniada com o município para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19; o número de casos ativos de coronavírus no município; a capacidade de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Vigilância Sanitária; e a observância das regras de proteção e higienização pelos responsáveis, funcionários e clientes de estabelecimentos.
A Administração ressalta, ainda, que, “todas as medidas ora determinadas serão reanalisadas e avaliadas semanalmente, às quintas-feiras. Após esta análise, o cronograma de datas poderá ser modificado, revogado ou antecipado, seja por decisão da Administração Pública ou por determinação judicial”.
Calendário de flexibilização
- 1º de junho - Comércio e prestadores de serviços
- 7 de junho – Feiras livres, com proibição de consumo de alimentos no local
- 15 de junho – Restaurantes, pizzarias e padarias e praça de alimentação
- 22 de junho – Realizações de cerimônias religiosas
- 29 de junho – Pesqueiros, zoológicos, bares e lanchonetes; academias, centros de ginástica e aulas de modalidades esportivas sem contato entre pessoas
Regras gerais
- Medidas rígidas de limpeza e distanciamento físico, com controle de acesso
- Limite máximo de pessoas
- Uso obrigatório de máscaras
- Uso de EPIs por empregados e empregadores
- Disponibilização de álcool em gel 70%
- Desinfecção frequente do ar-condicionado
- Garantia de circulação de ar
- Caixas e guichês com proteção
O cronograma estipulado estará sujeito a modificações, revogações e antecipações após as análises semanais da Administração Municipal, da evolução da região na qual o município foi incluído no âmbito do “Plano São Paulo”, ou por determinação judicial, nos termos dos requisitos acima descritos e fixados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Informações: Prefeitura de Itatiba