Começou! Itatiba dá a largada para a final estadual dos Jogos da Melhor Idade
Fotos: Carlinhos Fontana
Com quase três mil participantes, 204 cidades representadas e 14 modalidades esportivas, os Jogos da Melhor Idade (JOMI) chegam à final estadual, que teve sua abertura oficial na tarde de ontem no Ginásio Municipal de Esportes “José Boava”, em Itatiba, que sedia a 26ª edição do evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes em parceria com a prefeitura local. Foram quase 15 mil participantes nas fases regionais.
Antes de desembarcar em Itatiba, o Jomi passou pelos municípios de Casa Branca, Bebedouro, Araçatuba, Ourinhos, Campo Limpo Paulista, Pindamonhangaba, Itapuí, Botucatu, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
A cerimônia de abertura contou com desfile das delegações, acendimento de pira olímpica, juramento dos atletas, presença de autoridades, além das apresentações da coreografia. A secretária de Esportes do Estado de SP, Coronel Helena Reis, esteve presente.
A competição conta com atletas de 60 anos no mínimo, todos classificados nas oito Regiões Esportivas. As 14 modalidades disputadas são atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
“Os JOMI trazem exemplos de dedicação, superação e saúde por meio do esporte, além do congraçamento, amizade e troca de experiências de pessoas de todas as regiões do nosso estado. São José do Rio Preto está de parabéns por receber esta final estadual”, disse a secretária Coronel Helena Reis.
Com um torneio diversificado, os Jogos da Melhor Idade incentivam não apenas a prática esportiva, mas também promovem o convívio social e o espírito de competição de forma saudável e inclusiva. A competição é uma oportunidade para que os atletas 60+ demonstrem suas habilidades, compartilhem experiências e fortaleçam os laços de amizade.