Combate à covid-19, mutirões e entrega de Centro Oncológico marcam ações da Saúde
Um mutirão de ressonâncias foi realizado entre os meses de janeiro e março deste ano, aumentando em mais de 100% o número desse tipo de exame realizado no município
Foto: Renato Jr./PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, nestes 15 primeiros meses de gestão, além do esforço para combater a pandemia de covid-19, que agora apresenta melhora nas estatísticas do município, dedicou-se a outras questões da Saúde. Nesse tempo, organizou mutirões para zerar a fila de cirurgias de catarata e agilizar exames de ressonância magnética. Outra conquista recente se deu com a entrega do Centro Oncológico na Santa Casa.
Atendendo à solicitação da reportagem do JI, a Prefeitura elaborou um balanço no qual detalha as principais ações da Saúde municipal.
Covid-19
Mais de 266,6 mil doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas desde o início da campanha de imunização, em janeiro de 2021. A Prefeitura também aumentou o número de leitos de UTI e de enfermaria para o atendimento das pessoas acometidas pelo coronavírus, e foi implantado um Centro de Contingência para triagem de casos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Socorro da Santa Casa, nos picos da doença, especialmente em 2021, quando se concentrou o maior número de casos graves.
Mutirão de ressonância
Um mutirão de ressonâncias foi realizado entre os meses de janeiro e março deste ano, aumentando em mais de 100% o número desse tipo de exame realizado no município. Em média, 200 ressonâncias são feitas mensalmente na cidade. Durante os três meses, além da média mensal, outros 690 exames foram feitos no atendimento à população.
Mutirão de catarata
Outro mutirão realizado foi o de cirurgias de catarata, que ocorreu entre os meses de julho de 2021 e abril deste ano. No período, 718 pacientes foram avaliados, o que resultou em 750 olhos operados, em um processo que exigiu avaliações pré e pós-operatórias, e exames de refração - que verificam a capacidade ocular.
Reajuste salarial de médicos
A Prefeitura de Itatiba concedeu reajuste salarial aos médicos da Fundação ABC, que prestam serviço na cidade. A medida foi necessária após a verificação de uma grande rotatividade de médicos que não se sentiam atraídos a atuar nos postos de saúde do município. Dessa forma, foi necessário rever os valores oferecidos aos médicos generalistas (clínicos gerais) das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) para equipará-los às outras cidades da região.
Centro Oncológico
Outra ação da Saúde foi a entrega do Centro Oncológico na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, que ocorreu em março deste ano, em meio ao aumento de casos oncológicos na região e de atrasos no início de tratamentos, reflexo da pandemia de covid-19. O Centro Oncológico vai agregar consultas, quimioterapias e cirurgias em um único local.