Com primeiro teste e produção de seu modelo de corrida na Argentina, Toyota irá incrementar ainda mais os campeonatos de TCR
Marca japonesa inicia testes com Corolla para entrada no TCR e se prepara para disputar campeonatos da modalidade na América do Sul e no mundo
Foto:
A Toyota será, em breve, mais uma marca envolvida nas competições do TCR em todo o mundo, incluindo o TCR South America, divisão do campeonato que teve o final da sua primeira temporada no último domingo.
A fabricante japonesa colocou o carro na pista pela primeira vez, um Toyota Corolla Sedan TCR, entre os dias 15 e 20 de dezembro, no Autódromo Oscar Calabén, em Córdoba, na Argentina.
O primeiro a andar com o Corolla TCR foi Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina e CEO do Gazoo Racing América Latina. Depois, Matías Rossi, piloto da Stock Car e campeão da Super TC 2000, principal categoria do esporte a motor da Argentina, também conduziu o modelo. A chegada da Toyota ao universo das competições TCR é bem-vista pela direção da divisão sul-americana, e por chefes de equipe.
“A entrada da Toyota é um marco para o TCR do mundo inteiro. Afinal de contas, temos a Honda participando há muito tempo, e a Toyota se torna a terceira marca japonesa, depois de Honda e Subaru, a entrar no mundo do TCR”, diz Maurício Slaviero, promotor do TCR South America no Brasil.
“É uma marca que está em competição no mundo inteiro, o que mostra o prestígio que o TCR tem, e mais ainda o TCR Sul-Americano, sendo que é a Toyota Gazoo da Argentina quem está desenvolvendo esses carros. Então, revela o quanto a Toyota acredita no TCR Sul-Americano e o quanto ela tem certeza de que a categoria será um sucesso absoluto” completou Slaviero.
Nonô Figueiredo, chefe da equipe Cobra Racing Team, também vê com bons olhos o interesse da Toyota no TCR. “A chegada de uma marca como a Toyota, que acredita valer a pena investir no conceito do carro TCR, só mostra a força desse tipo de competição e do seu regulamento, onde possibilita um equilíbrio de desempenho entre carros de praticanente 10 marcas diferentes que competem na principal categoria de turismo no mundo”, diz o experiente lider de equipes de automobilusmo de categorias turismo.
“Uma fábrica de prestígio entrando agora, mostra seu comprometimento pelos próximos anos. É um conceito que vai durar por muito tempo ainda, e só continua a crescer. A Toyota se junta a outras marcas, e não tenho dúvidas de que ela também será uma vencedora no TCR”, completa Nonô.
Com 2 modelos Audi RS3 LMS TCR, a Cobra Racing Team conquistou o título da Copa Trophy da TCR South America con o piloto Adalberto Baptista e ainda obteve o vice-campeonato da classificação geral, com Digo Baptista e o segundo lugar entre as equipes.
A temporada 2022 do TCR South America contará com suas etapas realizadas no Brasil dentro da programação da Copa Truck.
Com a homologação de seu Corolla adiantada e em ritmo acelerado, a Toyota pode estrear, inclusive, na primeira etapa do campeonato sul-americano do proximo ano, prevista para o mês de abril, conforme revela Slaviero:
“É provável que a Toyota participe na abertura da temporada de 2022, em abril. Se der algum atraso, acredito que, no máximo, será na segunda disputa em nosso país”, finaliza o dirigente da categoria.
Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho
Chefe da Cobra Racing Team, Nonô Figueiredo diz que “uma fábrica de prestigio mundial como a Toyota, entrando agora, mostra o seu comprometimento pelos próximos anos na categoria TCR. É um conceito que vai durar por muito tempo”