Com destaque na Superliga, cidade de Campinas chama atenção no meio esportivo
O time do município paulista eliminou o Sada Cruzeiro na Superliga de vôlei, reforçando o potencial esportivo da região

Foto: iStock/ mihailomilovanovic
No início de abril, a equipe masculina do Vôlei Renata (Campinas/SP) surpreendeu a todos ao vencer o líder Sada Cruzeiro por 3 sets a 2, garantindo uma vaga na semifinal da Superliga. Não parando por aí, a equipe paulista eliminou o Vedacit Guarulhos e avançou para a final, em que acabou sendo derrotada pelo Sesi Bauru por 3 sets a 0. Mesmo saindo como vice no campeonato, o Vôlei Campinas fez história e superou quaisquer expectativas.
Os números levantados pela Agência Conversion reforçam a popularidade que o time campineiro conquistou durante as quartas de final da Superliga. Seu confronto com o Cruzeiro acumulou mais de 5.400 pesquisas na internet durante o mês de abril, apontando um interesse crescente do público não somente pela equipe, mas também pelo esporte.
De acordo com dados da Kantar Ibope Media, a última temporada da Superliga masculina acumulou mais de 7 milhões de espectadores nos canais Sportv. Se comparada com a temporada anterior, houve um aumento de 2% na audiência, enquanto a média de espectadores por partida subiu 14%. Com o Vôlei Renata se destacando no campeonato, o time tende a se beneficiar com essa onda de popularidade, conquistando mais fãs no processo.
Tradição no esporte
Apesar de não possuir nenhum time com grandes conquistas no futebol, a cidade de Campinas já possui uma longa tradição com o esporte. Suas equipes mais famosas são o Guarani Futebol Clube e a Associação Atlética Ponte Preta, que hoje se encontram na Série B do Campeonato Brasileiro. No começo dos anos 2000, também existiu um clube de terceira divisão chamado Campinas Futebol Clube, fundado em 1998 e extinto precocemente em 2010.
Apaixonados por futebol, os primeiros times campineiros datam de 1902, quando já existiam por volta de 25 equipes formadas por estudantes, operários e ferroviários. Contudo, foi somente em 1911 que o Guarani foi oficialmente fundado por um grupo de adolescentes de origem italiana, todos residentes de Campinas. Em 1978, o time conquistou seu maior feito, vencendo a Série A do Brasileirão e se consagrando campeão brasileiro.
Hoje, o clube continua colaborando com o crescimento esportivo do município através do Projeto Bugrinho, que consiste em uma rede de escolinhas de futebol oficiais do time. As crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades no esporte desde cedo com equipamentos adequados, incluindo chuteira infantil e uniformes do Guarani Futebol Clube. A franquia tem unidades em Campinas, Morungaba, Cachoeira Paulista, Cabreúva e Caieiras.