Com avanço na vacinação e queda nas internações, Prefeitura de Valinhos libera atividades esportivas coletivas na cidade
Valinhos segue para vacinar todas as pessoas acima de 18 anos, ao menos com a 1ª dose, até o final de agosto e 100% da população adulta totalmente imunizada até o final de novembro
A Prefeitura de Valinhos anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 30 de julho, a liberação na cidade de atividades esportivas coletivas, que estavam restritas por conta da Pandemia. A decisão foi possível graças aos números positivos que se apresentam na cidade, sobretudo quanto a queda nas internações (hoje, a cidade apresenta 55 pessoas internadas nos 2 hospitais, Santa Casa e Galileo, 60,43% a menos do que no pico da Pandemia, em 31 de março) e o avanço na vacinação, 75.491 valinhenses vacinados com a 1ª dose, 74,74% da população adulta (índice superior a países como Estados Unidos e Japão) e 31.484 valinhenses com imunização completa, 2ª dose ou dose única, 31,17% do total da população adulta.
“Em momentos necessários, fomos até mais restritivos que o Estado. Valinhos foi a 1ª cidade da região a adotar as barreiras sanitárias, a antecipar o horário do toque de recolher e ainda adotar outras medidas importantes para cuidar da saúde dos valinhenses. Estas medidas, junto com o processo de vacinação, foram fundamentais para atravessarmos o pior momento da Pandemia neste ano e, agora, podermos, com seriedade, responsabilidade e olhar para a reconstrução, adotarmos medidas importantes que possam caminhar nossa cidade para este novo momento, sem descuidar dos protocolos obrigatórios, como uso de máscara e álcool gel”, comentou a prefeita Capitã Lucimara. Valinhos segue para vacinar todas as pessoas acima de 18 anos, ao menos com a 1ª dose, até o final de agosto e 100% da população adulta totalmente imunizada até o final de novembro.
A liberação das atividades esportivas consta no decreto que está sendo publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial.
Na quarta-feira, a prefeitura de Valinhos já havia anunciado que irá seguir o Plano São Paulo e, assim, adotar outras medidas mais flexíveis a partir do dia 1º de agosto, sem descuidar dos protocolos sanitários e do avanço do processo de vacinação.
Incluindo o fim do toque de recolher, a partir do dia 1º de agosto até o dia 16, o limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 0h. A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, será de 80%. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene permanecem obrigatórios.
Segundo o Plano São Paulo, a partir de 1º de agosto, o acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo (saopaulo.sp.gov.br/planosp/).
Segundo informado pelo Estado, eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.
Segue um resumo das alterações da Fase de Transição anunciadas pelo Estado, que valem em Valinhos, com validade de 1 de agosto a 16 de agosto:
Shoppings e lojas de rua: atendimento das 6h às 0h, com público limitado a 80% da capacidade total. (acesso até às 23h e encerramento do atendimento às 0h)
Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas: com distanciamento, controle de acesso, limitado a 80% da capacidade total.
Restaurantes e lanchonetes: das 6h às 0h, com 80% da capacidade total. (acesso até às 23h e encerramento do atendimento às 0h).
Salões de beleza e cabeleireiros: das 6h às 0h, com 80% da capacidade total.
Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções: das 6h às 0h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 80% da capacidade total.
Academias, clubes e centros esportivos: das 6h às 0h, incluindo atividades esportivas coletivas, com 80% da capacidade total.