Coleta seletiva recolhe mais de cinco toneladas de recicláveis em Jundiaí
Material recolhido é encaminhado ao Geresol para separação e destinação adequada
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), coletou 5,2 toneladas de materiais recicláveis apenas em 2022. O mês de fevereiro representou a maior fatia do montante, com aproximadamente 620 kg. “Todos os anos alcançamos bons números na coleta seletiva. Isso mostra que a população está cada vez mais preocupada com o tema e a Prefeitura tem oferecido condições para conscientizar e fomentar a prática”, avalia o Diretor do Departamento de Limpeza da UGISP, Márcio Moraes.
Todo o material recolhido nos bairros é encaminhado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para separação e destinação adequada. Os três tipos principais de materiais recolhidos são os plásticos, papelão e vidro. Após a separação no Geresol, o material é vendido e o dinheiro obtido é utilizado nas ações educativas e de preservação do meio ambiente, como compra de novas lixeiras e novos projetos e campanhas de conscientização.
As campanhas de conscientização fazem parte de uma série de iniciativas de estímulo à reciclagem aplicadas desde o início da gestão, como o aumento na oferta de ecopontos distribuídos pela cidade, criação do projeto Guardiões da Natureza – em parceria com a Unidade de Gestão de Educação, visitas de crianças no Geresol, além de ações educativas realizadas diretamente nos bairros.
Coleta
A coleta seletiva é realizada em toda a cidade. O caminhão da empresa contratada para o serviço passa em cada bairro duas vezes por semana, em horários que dependem da região.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ