Coleta de recicláveis em Itatiba chega a 100% das áreas urbanas, diz secretaria
A coleta no município é feita no sistema porta-a-porta, utilizando caminhões distintos para os diferentes tipos de resíduos
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Atualmente, em Itatiba, a coleta de recicláveis é realizada em 100% das áreas urbanas, resultando na recuperação em torno de 6% do total de resíduos coletados. As informações são da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba, a pedido do Jornal de Itatiba.
Segundo a Pasta, é possível aumentar esse percentual (de 6%), porém necessita de atuação de vários âmbitos da sociedade, como indústrias de reciclagem, eficiência do processo de triagem e separação pela população - que ainda envia para reciclagem muito material sujo, e acaba inviabilizando seu correto aproveitamento.
A coleta no município é feita no sistema porta-a-porta, utilizando caminhões distintos para os diferentes tipos de resíduos.
Descarte incorreto
De acordo com a secretaria, durante as coletas são encontrados todos tipos de materiais incorretos junto aos recicláveis, como, por exemplo, resíduos domiciliares (restos de alimento, papéis contaminados, fezes de animais), resíduos de serviço de saúde (hospitalares) e diversos outros.
“Alguns são ocasionados pelo desconhecimento ou distração, porém não é possível generalizar que essa é a única causa”, comenta a secretaria.
Catabugiganga
O cronograma atual do Catabugiganga prevê coletas na área urbana central com frequência semanal em cada bairro, com exceção de uma vez ao mês quando é realizada a coleta nas áreas de expansão urbana do município.
Em 2022, foram coletadas 1.563 toneladas de materiais pelo Catabugiganga. Cronograma e mais informações sobre o Catabugiganga podem ser conferidos no site da Prefeitura em: https://www.itatiba.sp.gov.br/catabugiganga.
Ecopontos
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou 25 mil atendimentos à população durante todo o ano de 2022 nos cinco Ecopontos do município. Estes são locais destinados à entrega voluntária e descarte correto de pequenos volumes de resíduos.
Dos cinco Ecopontos, localizados no Jardim das Nações, Jardim Novo Horizonte, Jardim Vitória, NR Porto Seguro e San Francisco, este último foi o mais procurado. Dos materiais descartados, os mais comuns são entulhos da construção civil, além de recicláveis e madeiras.
O uso consciente do Ecoponto diminui os impactos negativos do descarte ilegal e incentiva a responsabilidade de cada um pelo resíduo gerado. Por isso, a Prefeitura de Itatiba sempre reforça as informações do guia do usuário, que pode levar os resíduos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 e, aos sábados, das 8h ao meio-dia.
Podem ser descartados nos Ecopontos: resíduos de madeira (restos de mobília desmontada, com medida de até 1 metro); recicláveis como papelão, papel, plástico, vidro, metal; resíduos eletrônicos - monitor, impressora, eletrodomésticos; e resíduos de construção civil, incluindo concreto, terra, cerâmica, madeira, metal, plástico e entulho com até 1m³.
A reciclagem é uma forma de tornar o uso dos materiais cíclico, com menor desperdício e uso de recursos naturais, sendo também fonte de renda para muitas pessoas, tendo um impacto positivo para o meio ambiente.