Cobertura da Rádio CRN bate recorde de audiência
Foto: JI
Fazendo parte de uma tradição, desde que a Central de Rádio e Notícias (CRN) passou à operar, a partir de 14 de junho de 1995, que em todos os anos, tem dado total cobertura às eleições realizadas em Itatiba.
No último domingo a equipe de jornalismo e de colaboradores da Rádio do Povo, comandados pelo jornalista Mané Roberto, desde às 8h, passaram a oferecer informações sobre o andamento das eleições em Itatiba e Morungaba, com os repórteres repassando noticiários sobre as filas, posição dos principais estabelecimentos de ensino onde estavam as seções eleitorais e entrevistas.
A AUDIÊNCIA
Pelos levantamentos feitos pela integração das transmissões via Aplicativo APP e site, 9.927 acessos. Pela transmissão pelos 1.420 kHz, levantamento oficioso em função de contatos e previsões da própria emissora, cerca de 8 mil aparelhos ligados, em que se projeta uma média de três ouvintes por aparelho seriam mais 24 mil ouvintes, que somados aos quase 10 mil do aplicativo e somados ao do site, acredita-se que pelo menos 35 mil ouvintes, estiveram atentos às transmissões da CRN no último domingo.
A MARCHA DAS APURAÇÕES
No período da tarde, passou a transmitir desde às 16h30, e já as 17h06, Aloisio Mathias, oferecia diretamente do “Chico Peroba”, os primeiros números das urnas fechadas às 17h. e em seguida, somavam-se as 10 urnas do “Júlio César”, Araújo Campos, Etec Rosa Perrone Scavone, Ivony de Camargo Sales, CENEMBE, Agenor Vedovello, Eliete Fusussi, Sebastião de Camargo Pires e Universidade São Francisco.
RESULTADO EM PRIMEIRA MÃO
Com os dados auferidos pela equipe de colaboradores, antes das 18h, a soma dos votos computados, na base de 30% do total, já projetava vitória do candidato Thomas Capeletto de Oliveira (PSD) - na base de 70% - antes mesmo de receber os números do TSE, que começaram a ser divulgados somente à partir das 18h14.
A RETAGUARDA TÉCNICA
Para que houve a devida celeridade na soma dos votos recebidos, foi necessária uma planilha elaborada pelo professor de Informática e colunista da área da tecnologia do JI, Prof. Wagner Rogério Torso, que atendeu a uma estratégia elaborada pelo especialista em Marketing Político - Fábio Chrispim Marin - com título obtido pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Também operando na retaguarda operativa de som, Anderson Pancotto e Renato Augusto Dias.
A COMUNICAÇÃO
Sob o comando do radialista Mané Roberto, ficaram nos estúdios para locução e comentários: Prof. Eduardo Cintra, Paulo Henrique Degani e Fabião Chrispim. Nas entrevistas, desde o período matinal, e repasse dos Boletins de Urnas, à tarde, o jornalista e radialista Aloisio Mathias.
Equipe de colaboradores que estiveram nas escolas para coleta de BUs, e repasses dos resultados: Eva Franco, Marcio Egídio, Marcio Dalcin, Valdir Dias e Felipe Massaretti.
OS PATROCINADORES
Para que a CRN pudesse efetivar a total cobertura da eleições contou com o patrocínio das firmas itatibenses: Rincão dos Pampas, Grupo Carrantos, Lavanderia da Flávia, Bohac&Vedovello, Advocacia Sanches, CMP Ligas e Metais, Bortolossi Assessoria Jurídica, Auto Elétrica Unidos e Academia Panobianco.