Cobema leva às escolas municipais palestras sobre bem-estar animal
Cuidados e crimes sobre maus tratos também são abordados junto aos alunos dos Ensino Fundamental II. Sexta-feira a visita é na Emeb Maria do Carmo Parisotto Mosca
Foto: Divulgação PMI
A Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema), que integra a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba, está realizando em parceria com a Secretaria de Educação palestras de conscientização sobre guarda responsável e bem-estar animal em escolas da Rede Municipal de Ensino.
As do segundo semestre começam nesta sexta-feira (11/08), na Emeb Maria do Carmo Parisotto Mosca, do Núcleo Residencial Pedro Fumachi. O conteúdo será apresentado para mais de 50 alunos do 8º e 9º ano. Na segunda (14), cerca de 80 estudantes da 6ª e 7ª série serão os beneficiados com este conhecimento, apresentado pelo médico veterinário da Cobema, Augusto Renan Rocha Severo dos Santos, com acompanhamento da coordenadora e secretária-adjunta de Meio Ambiente e Agricultura, Regina Célia de Abreu, e eventuais voluntários da causa animal.
Desde maio as escolas municipais vêm recebendo estas palestras, voltadas aos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II. Já receberam a visita da Cobema as Emebs Profa. Marina Araújo Pires e Profa. Guiomar Almeida Ciarbello, ambas no Jardim das Nações; e da Basílio Consoline, no Bairro da Ponte.
Mais ações
Além das palestras educativas, a Cobema trabalha para garantir a efetividade de políticas públicas de proteção aos animais e averiguar denúncias e acompanhamento de animais com sinais de maus-tratos, além de orientar em casos de oferta de lares temporários e auxílio no processo de adoção.
Todo animal de estimação demanda investimento com alimentação, higiene, vacinas anuais, atendimento veterinário, além de comida e água fresca sempre à disposição, abrigo de sol/chuva, não podem ficar presos em correntes e nem sair à rua desacompanhados.
A Cobema funciona anexa ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), na Av. José Boava - 1.350, no Bairro da Ponte e tem atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Denúncias sobre maus tratos podem ser feitas pelo telefone 4487-2805.