Clínica de Meio-Fundo e Fundo reúne 31 participantes em Bragança Paulista
Várias regiões do Brasil tiveram atletas e treinadores no camping ministrado por Clodoaldo Lopes do Carmo que considerou o trabalho muito positivo, uma semana de aprendizado para todos
Foto: Divulgação
A Clínica de Meio-Fundo e Fundo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a categoria Sub-20 terminou nesta sexta-feira (24/9), no Centro Nacional de Desenvolvimento Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.
A iniciativa, que teve o treinador Clodoaldo Lopes do Carmo como ministrante, contou com 31 participantes, sendo 13 treinadores e 18 atletas, e foi muito bem avaliada. "Foi uma semana de bom aprendizado para todos nós. O grupo foi muito participativo, houve uma troca de experiências, vivências, cada um colocando para discussão as particularidades e as dificuldades que encontram em seus locais de treinamento e isso enriqueceu bastante essa troca de ideias. As respostas que eu tive foram boas", afirmou Clodoaldo.
Disse que o camping foi direcionado para a categoria sub-20. "Além das questões relacionadas ao treinamento trabalhamos com outras abordagens, falando de crescimento, desenvolvimento e maturação, questões mais teóricas, pensando basicamente nas características desta categoria. Consideramos a categoria e não o treinamento dos adultos", ressaltou, informando que a abordagem feita foi interdisciplinar, envolvendo áreas como a psicologia, a nutrição, profissionais falando do trabalho de força, de coordenação e antidoping - processo educativo considerado fundamental para a faixa etária. "E claro que as questões mais particulares mesmo de meio-fundo e fundo, considerando as características e diferenças de cada local."
A Clínica também realizou testes práticos. "Nos preocupamos em criar ferramentas de avaliação para monitorar o trabalho, independentemente da pista em que o atleta treine. Pela primeira vez fizemos uma avaliação com os atletas, vamos tabular os dados encaminhar para os atletas e treinadores. Dar um feedback de como usar as avaliações para treinamento, além de monitorar, ter parâmetros para estabelecer intensidade de treinamento", acrescentou Clodoaldo.
Participaram da clínica os seguinte atletas: Aylana Ferreira Cezar e Nathalia Curi El Chemurr (Centro Olímpico-SP), Emanuel Machado Greff (DS Running- Horizontina-RS), Francielly da Silva Marcondes, Jânio Marcos Goncalves Varjão e Peterson Santos Ribeiro (Barras dos Garças-MT), Kaue Orvalho de Almeida Domingues (IEMA-SP), Larissa da Silva Lucio (S.R.M - Nova Veneza-SC), Leonardo Santos de Jesus (EC Pinheiros-SP), Lindsey Hanlet Barboza Lopes (GAARRA - Goiânia-GO), Lucas Vinicius Martins (Corville - Joinville-SC), Maximino Kunen Junior, Samuel Santana Salvadori e Victor Augusto Carpegiani (Balneário Camboriú-SC), Natan dos Anjos Nepomuceno (GE Alta Velocidade - Itapecerica da Serra-SP), Núbia Oliveira Silva (APA Petrolina-BA), Samuel Correia Pfahl (Instituto METAHUM - Cornélio Procópio - PR) e Thiago Henrique da Silva Lopes (CASO-DF).
Participaram também os seguintes treinadores: Abrãao Nascimento (Projeto Atletismo Campeão-PE), Adriana Aparecida da Silva (EC Pinheiros-SP), Aline Bandeira (Corville-SC), Antonio Ferreira Bonfim Filho (APA-Petrolina), Cristiano Ribeiro (IPEC - Curitiba-PR), Dalvane dos Santos (DS Running - Horizontina-RS), Diogo Gamboa (Balneário Camboriú-SC), Edilaine Maria Vidotto Rech (Instituto METAHUM - Cornélio Procópio-PR), José Adriano Bispo (GAARRA - Goiânia-GO), João Evangelista de Senna Bonfim (CASO-DF), Sivirino Souza dos Santos (Barra dos Garças-MT) e Ricardo de Freitas da Silva (GE Alta Velocidade - Itapecerica da Serra-SP).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.