Cirurgião vascular explica como prevenir inchaço das pernas
De acordo com o médico, o retorno do sangue nas veias das pernas é feito 95% pelas veias profundas
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
No verão, é comum as pessoas terem inchaço nas pernas e pés. Segundo o cirurgião vascular, angiologista e angiorradiologista, dr. Fernando Garcia de Campos, que também é professor na faculdade de medicina de Bragança Paulista, nesta época do ano, o calor faz a dilatação os vasos. Desta forma, mais sangue pode se acomodar nas veias, levando ao extravasamento do filtrado de sangue, chamado de plasma, no subcutâneo, que é a gordura que fica em baixo da pele.
“O resultado deste processo é o edema ou inchaço, que ocorre, geralmente, nos pés e tornozelo. Fica mais evidente na presença de alguma alteração vascular, que pode ocorrer tanto nas veias como nos vasos linfáticos”, explicou.
De acordo com o médico, o retorno do sangue nas veias das pernas é feito 95% pelas veias profundas, que ficaram dentro da musculatura e próximas aos ossos. O restante é feito pelas veias superficiais, como a safena.
“Quando as veias superficiais sofrem deformidade e alargamento, tornando-se varizes, a indicação é a retirada cirúrgica ou tratamento com técnicas de espuma ou laser. Como a circulação na sua maior parte é feito pelas veias profundas a safena não faz falta quando retirada, podendo, inclusive, ser usada como substituto no caso de entupimento arterial, como na coronária do coração”.
PREVENÇÃO
Segundo dr. Fernando, para prevenir o inchaço nas pernas, a primeira medida é definir e tratar a causa. Além dos problemas circulatórios, doenças do rim, fígado e do coração, quadros de infecção, inflamação ou desnutrição podem estar relacionados, assim como o uso de alguns medicamentos.
O inchaço relacionado com a circulação pode ser prevenido com uso de meia elástica, atividade física com fortalecimento da musculatura da panturrilha, drenagem linfática, uso domiciliar de botas pneumáticas e tratamento preventivo das varizes. “No inverno, a tendência é que as pernas fiquem mais magras. A postura também é importante, evitar longos períodos em pé pode ajudar muito na regressão do quadro”.
O cirurgião vascular finalizou a entrevista explicando que o inchaço de apenas uma das pernas que acontece de forma repentina é considerado uma urgência médica e preocupa bastante. “Isso por se tratar do principal sintoma da trombose venosa profunda. Essa doença ocorre quando o sangue coagula dentro da veia, e sua principal complicação é a embolia pulmonar. O diagnóstico é feito com ultrassom e o tratamento com medicamentos anticoagulantes”.