Circuito Sesc de Artes é garantia de atividades gratuitas para toda família no Parque Luís Latorre
Foto: Divulgação
Arte na rua para todas as pessoas é a propósito do Circuito Sesc de Artes que Itatiba recebe neste domingo. A ação gratuita será entre 15h e 19h no Parque Luís Latorre. A programação começa com discotecagem, mediação de leitura, oficina de xilogravura, oficina de brinquedos sonoros, espetáculo de circo e show para dançar e curtir - veja abaixo um pouco mais sobre as atrações.
Em Itatiba, a ação é realizada em parceria da Prefeitura com o Sesc São Paulo. Graças a parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito neste ano começou em abril e termina neste mês, percorrendo 122 cidades do Estado com 75 trabalhos artísticos.
O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. O intuito é estender o alcance da ação do Sesc para além das cidades que contam com unidades da instituição. O Sesc Jundiaí coordena o Circuito em Itatiba e em outros cinco municípios da região: Bragança, Jarinu, Louveira, Tuiuti e Várzea Paulista.
Atrações
Uma das atividades é a oficina Impressão de Xilogravuras, usando matriz de madeira, duas cores de tinta gráfica, rolo e prensa, com os artistas do grupo Xilomóvel, de Campinas. Outra atividade é a construção e invenção de brinquedos sonoros, com Karla Silva e Rafael Palmieri, do Ateliê Passarada, utilizando canos de conduíte, tecidos e fitas.
O espetáculo Charanga da Tramp, da Cia. Tramp de Palhaços, apresenta os principais elementos de um circo, com acrobacias, números de mágica, batalhas, canções e muita brincadeira para explicar ao público a importância da charanga, como é chamada a banda do circo.
Para a literatura, “Um mar de histórias”: haverá um espaço lúdico que remete ao fundo do mar, com artistas do Coletivo Foca lendo com o público.
Já na parte musical, duas atrações. Uma delas é DJ Brandini, que comanda as pickups entre uma atração e outra, com um setlist empoderado com canções de mulheres e artistas independentes. Também terá o Baile da Samucagem, da banda Samuca e a Selva, com releituras originais e irreverentes de grandes sucessos dançantes da música brasileira.
Mais ações
Nesta edição, o Circuito também promove um curso online para gestores culturais, intitulado Mapeamentos culturais: teorias, ferramentas e aplicações. Encontros semanais com Ana Paula do Val, mestra em Estudos Culturais, às terças, entre maio e junho, para compartilhar metodologias e ferramentas a partir de reflexões e exercícios práticos.
Também no domingo, o Sesc terá atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena - relação de documentos necessários em sescsp.org.br/credencialplena