Cinquenta pessoas comparecem à última audiência pública de revisão
Ao todo, mais de 170 pessoas participaram das três audiências
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba realizou na noite da última terça-feira, dia 2, a terceira e última audiência pública temática da revisão do Plano Diretor, feita a cada quatro anos, conforme prevê a Lei Orgânica Municipal.
Foram apresentadas possíveis evoluções da atual lei em vigor e agregadas novas diretrizes a serem alcançadas para o zoneamento e o desenvolvimento sustentável do município com o bem-estar da população.
Nesta terceira edição, cerca de 50 pessoas compareceram ao Auditório Ivan Nunes Simões, da Aicita (Associação Industrial e Comercial de Itatiba), no Edifício Inside Corporate, na Vila Cassaro, e teve como foco Ação Social, Agricultura, Esportes, Meio Ambiente e Trabalho e Renda.
“A gente avalia, tanto a última como as duas primeiras, como muito positivas, com sugestões muito bem-vindas. As pessoas deram valiosas contribuições sobre os rumos, as diretrizes que devemos seguir em nosso município. Agradecemos muito a participação popular, pois a Administração Pública precisa que a população participe e faça junto o melhor por nossa cidade. Agora vamos continuar os trâmites para que seja compilado tudo que foi sugerido”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Gustavo Cosenza de Almeida Franco, que nesta terça apresentou as diretrizes de sua pasta.
Temáticas
Ao todo, mais de 170 pessoas participaram das três audiências. Nesta última, além de Franco, também fizeram apresentações o secretário de Esportes, Marcelo Cyrillo e presença do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, cujas explanações foram feitas por Francieli Guinami e Regina Suzan, da equipe técnica da pasta.
A segunda foi em 26 de julho, na Emeb Profa. Eliete Ap. Sanfins Fusussi, no Núcleo Residencial Porto Seguro, que abordou Cultura, Desenvolvimento, Habitação, Lazer, Obras, Serviços Públicos e Turismo. Falaram sobre os temas os secretários Adilson Franco Penteado (Obras e Serviços Públicos), Diego Freitas (Negócios Jurídicos), Eduardo Aoun (Desenvolvimento Econômico e Habitação) e Luís Soares de Camargo (Cultura e Turismo).
Na primeira audiência, realizada em 19 de julho, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura, apresentada pelo secretário Renan Dias Irabi; Segurança apresentada pelo guarda municipal José Carlos Ferreira Baessa, representando o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antonio Henrique Pereira, que estava no Amazonas a convite daquele governo estadual, para compartilhar a experiência de sucesso com o sistema de videomonitoramento; Educação, com a secretária Sueli de Moraes Tuon e Finanças com a secretária Katia Cecilia Baptistella.
As audiências públicas tiveram apresentação de Cid Camargo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, e foram conduzidas pelo secretário Diego José de Freitas, de Negócios Jurídicos.
Sugestões
Os munícipes ainda podem contribuir, até a próxima quarta-feira, dia 10, enviando sugestões via e-mail planodiretor@obrasapoio.itatiba.sp.gov.br. O Plano Diretor atual está disponibilizado no site da Prefeitura de Itatiba (www.itatiba.sp.gov.br/Desenvolvimento-Economico-e-Habitacao/plano-diretor.html).
Agora, a comissão constituída para a revisão do Plano Diretor reunirá as considerações técnicas e de participação popular e apresentará uma proposta a ser encaminhada para votação na Câmara Municipal. Se aprovada, se torna Lei, baseando o novo Plano Diretor de Itatiba.