Cidades do “Circuito das Águas Paulista” avaliam não realizar Carnaval 2022
Em virtude da pandemia da covid-19, os prefeitos das cidades do Circuito das Águas Paulista estão dialogando sobre a possibilidade de não realizar o Carnaval 2022
A Prefeitura de Bragança Paulista, informou que, embasada no Plano São Paulo e em dados atuais apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde em relação ao combate à Covid-19, está programando a realização dos eventos presenciais: aniversário da cidade, réveillon, carnaval entre outros. Caso seja necessário, a cidade alterará as medidas estipuladas para a realização desses eventos.
Em virtude da pandemia da covid-19, os prefeitos das cidades do Circuito das Águas Paulista estão dialogando sobre a possibilidade de não realizar o Carnaval 2022. O consenso em não realizar o evento já é praticamente unânime.
“O principal motivo é a grande aglomeração desse evento em específico e a dificuldade em conseguir realizar uma fiscalização adequada, o controle de vacinados, realizar aferições de temperatura, manter distanciamentos, e garantir que a região não tenha um novo surto pandêmico como vem ocorrendo na Europa”, destaca em nota o Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas.
Uma vez que muitos municípios do interior já anunciaram a não realização do carnaval, poderia acarretar, segundo o Consórcio, na migração de um elevado número de pessoas para o Circuito das Águas Paulista, trazendo uma superlotação, descontrole e possível nova onda da COVID 19.
“Por sua vez, o Consórcio de Turismo dos Munícipios informa que os meios de hospedagem e alimentação, as reuniões familiares, devem seguir suas programações, respeitando, evidentemente, as regras sanitárias”, garante o órgão.
Ainda de acordo com o Consórcio, a decisão de não realizar o carnaval deverá ser seguida todos os municípios, pois caso algum resolva realizar o evento isoladamente, poderá ocasionar uma superlotação desenfreada.
Desde o início da pandemia foram registradas mais de 780 mortes de munícipes do Circuito das Águas Paulista. “Essa ação, além de ofertar maior segurança a toda população, será também em respeito a todas as vidas perdidas e famílias vítimas da COVID19. Certamente nos próximos anos o Circuito das Águas fará novos grandes eventos!”, finaliza a nota.
Os municípios integrantes do consórcio turístico são Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.
Municípios do interior cancelam carnaval em 2022
Mesmo com o avanço da vacinação, ao menos 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram o carnaval de 2022 motivadas pela pandemia da Covid-19.
As prefeituras alegam o risco de um aumento nas infecções pelo vírus por causa do fluxo de pessoas e aglomerações, e ainda por respeito às famílias que perderam entes queridos. Segundo informações da Agência Estado, em algumas regiões do interior, como na de Jundiaí, as decisões de cancelamento do carnaval foram conjuntas, envolvendo todas as cidades do polo regional.
Isso aconteceu também no Vale do Paraíba, onde 13 cidades decidiram suspender a festa, entre elas a turística Cunha e a litorânea Ubatuba. Na região de Franca, 26 municípios tomaram a decisão de evitar a folia. Outros municípios alegaram, além da pandemia, a situação financeira.
Informações - Bragança Jornal