Chuvas intensas causam transtornos em Campinas e região
foto: Helen Sacconi / EPTV Campinas
A sexta-feira, 27 de dezembro, começou com intensos transtornos em Campinas devido às fortes chuvas que atingem a cidade e a região. O acumulado de mais de 80 milímetros nas últimas 72 horas, segundo o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), colocou o município em Estado de Atenção.
No Jardim Itaguaçu, a enxurrada levou parte da Rua Lourival de Almeida, que é de terra. Segundo a Prefeitura, a via está em obras para receber drenagem e, posteriormente, será pavimentada. Por conta das intervenções e do solo revolvido, áreas com maior dificuldade de tráfego podem surgir em dias de chuva intensa. A previsão é de que a pavimentação seja concluída em 2025.
Um talude de grande proporção cedeu na Perimetral do BRT, entre as vias Bragança Paulista e Dr. Silvio Carvalhaes. O trecho está totalmente interditado, com desvios orientados pela Emdec.
Alagamentos:
Avenida Ruy Rodriguez, sob a ponte da Rodovia dos Bandeirantes. O trecho foi completamente interditado pela manhã, mas por volta das 8h30 foi liberado.
Sentido Centro/bairro: vias Érico Caruso, Itajubá e Bragança Paulista.
Sentido bairro/Centro: vias Bragança Paulista, Presidente Juscelino e Padre Donozete Tavares de Lima.
Linhas do BRT seguem os mesmos desvios, com agentes orientando passageiros nas estações.
Rua Iracema de Mattos Brown, no cruzamento com a Avenida São Luiz do Paraitinga.
Rua João Caboclo da Silva, no cruzamento com a Rua Paulo Machado de Moraes.
Queda de árvores:
Rua Bernadete Garcia, 571.
Rua Francisco Humberto Zuppi (sentido bairro/Centro), no cruzamento com a Rua Oscar Pedroso Horta.
Região também enfrenta dificuldades
Hortolândia: O Jardim Santa Esmeralda registrou 98 mm de chuva em 24 horas, colocando a cidade como a oitava com maior acumulado de chuvas no estado, segundo o CEMADEN e o INMET.
Monte Mor: O extravasamento do Rio Capivari causou inundações nas ruas Nicolau Árabe e Siqueira Campos, que permanecem interditadas.