Chuva prejudica estações de captação de água de Vinhedo
Foto: Prefeitura de Vinhedo
A Sanebavi, autarquia responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Vinhedo, informou que as chuvas dos últimos dias danificaram equipamentos usados na captação de água.
O sistema ETA 1, que atende mais de 65% da cidade, não está operando por que as bombas foram inundadas pela chuva, que alagou as Represas 1 e Pinheirinho.
A situação está sendo resolvida pelas equipes de plantão da Sanebavi e a expectativa é que o funcionamento dos equipamentos seja retomado na manhã desta sexta-feira.
Já o sistema ETA 2, responsável pelo abastecimento da região da Capela, ficou sem energia no final da tarde da quarta-feira após a queda de dois postes na Rodovia Miguel Melhado Campos.
A falta de energia impossibilitou a operação da bomba de captação da lagoa Santa Cândida, prejudicando a produção da estação e, consequentemente, afetando o nível dos reservatórios.
O Rio Capivari subiu 1,5m acima do nível máximo e invadiu a lagoa de captação, inundando os equipamentos utilizados para bombear a água.
A prefeitura de Vinhedo pede para que os moradores economizem água.
* com informações da Rádio CBN Campinas