Chove quase 310 milímetros em janeiro
Apesar do grande volume pluviométrico em janeiro desse ano, o município não registrou enchentes
Foto: Arquivo JI
Da Redação
De acordo com dados da Casa da Agricultura de Itatiba, o índice pluviométrico de janeiro registrou 307,4 milímetros (mm). Não chovia tanto em Itatiba no primeiro mês do ano desde 2017. Naquele ano, o índice de janeiro apresentou 436 mm de chuva.
Somente no último final de semana, entre sexta-feira, 28, e domingo, 30, choveu em Itatiba 134,9 mm, de acordo com informações da Defesa Civil do município. Para o órgão, “é muita chuva, mesmo para temporada de verão”.
Apesar do grande volume pluviométrico em janeiro desse ano, o município não registrou enchentes, ao contrário de 2021, quando o Ribeirão Jacaré transbordou em alguns pontos, na parte baixa da cidade.
Previsão
Segundo o Climatempo, a chuva continua no final de semana. A previsão para este sábado, 5, e domingo, 6, é de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas irão variar entre mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.
A chuva só deve dar uma trégua no meio da semana que vem, entre quarta, 9, e quinta-feira, 10, mas volta a cair na sexta-feira, 11.
Quase 30 mortes no Estado
Ao menos 29 pessoas morreram em decorrência das intensas chuvas que atingiram a região metropolitana e o interior de São Paulo no último domingo, 30. Do total, 13 mortes foram em Franco da Rocha.
O governador João Doria (PSDB) anunciou, na última quinta-feira, 3, que irá destinar mais R$ 3 milhões para Franco da Rocha. Doria já havia anunciado, no último dia 30, a liberação imediata de R$ 15 milhões para um total de dez cidades a fim de auxiliar as prefeituras na recuperação urbana e social. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.