Chefe do Cartório Eleitoral de Itatiba comenta sobre horário político e urnas eletrônicas
O chefe do Cartório Eleitoral de Itatiba recomenda que o eleitor já comece a anotar os números dos seus candidatos
Foto: Reprodução
Da Redação
Amanhã, dia 26, terá início o horário gratuito de rádio e televisão para o primeiro turno das Eleições 2022, prosseguindo até o dia 29 de setembro.
O tempo de cada legenda ou coligação ficou definido no Plano de Mídia das Eleições 2022, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira, dia 23.
Se houver um segundo turno para o cargo de presidente da República, o TSE irá elaborar uma nova previsão.
Horário político
Em entrevista ao Alô Notícias, de Aloísio Matias, o chefe do Cartório da 58ª Zona Eleitoral, Antonio Carlos de Lima, falou sobre o horário político, explicando que, na parte da manhã e horário de almoço, as propagandas serão veiculadas nas rádios às 7h e às 12h; e na TV, às 13h e às 20h. “A distribuição deste horário é realizada para os cargos de senador, governador, deputados estadual e federal, no TRE de São Paulo”, comenta.
Antonio Carlos explica que a distribuição de horários para presidente da República é realizada pelo TSE, em Brasília.
Urnas eletrônicas
O chefe de Cartório comenta, ainda, que em Itatiba estão disponibilizadas urnas para que as pessoas possam fazer um teste, realizando uma experiência com as urnas auditáveis. “Colocamos uma urna 2020, modelo novo; e uma [urna] 2015, para os eleitores que desejarem, aqueles que nunca votaram, que não conhecem o funcionamento da urna, para que possam fazer uma simulação de uma eleição. Temos aqui nomes e números de candidatos fictícios, para que as pessoas possam votar e verificar como a urna funciona”, diz.
Antonio Carlos explica que a sequência de votação será por cargos: deputado federal, deputado estadual, governador, senador e, por último, presidente da República.
No dia da votação
Em razão das Eleições 2018, em que muitas pessoas alegaram que a urna não apresentava o resultado esperado, ou seja, a foto do candidato escolhido, Antonio Carlos explica que, efetivamente, a urna não mostra, “ela mostra a fotografia quando você escolhe o número do candidato, após confirmar, ela não aparece mais”.
Sobre a conhecida “colinha”, o chefe do Cartório recomenda que o eleitor já comece a anotar os números dos candidatos.