Charles Ikeda participa do Programa Debate
O economista falou, entre outros assuntos, sobre empreendedorismo e os saques do FGTS

Da Redação
O economista Charles Ikeda, formado em Administração de Empresas pela FGV, com especialização em finanças e diretor da Consulmark Cursos e CNA Itatiba, participou do Programa Debate do último dia 24. Ele falou sobre economia, abordando ainda questões como juros bancários, empreendedorismo, FGTS, entre outros assuntos.
“Hoje, é muito maior o número de pequenos empresários em razão do desemprego. Embora tenha caído um pouquinho essa taxa, ainda temos 12 milhões de desempregados. Muitas pessoas se lançam no mercado do empreendedorismo, mas sem nenhum tipo de estrutura ou conhecimento para que ele possa tocar seu negócio. Eu considero importante que o governo local crie mecanismos para auxiliar o pequeno empreendedor, oferecendo cursos e treinamentos, orientações de como gerenciar o negócio. Isso fomenta a economia local”, explicou.
Questionado sobre os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) e o 13º do Bolsa Família, que poderão injetar até o final do ano R$ 14 milhões na economia, Charles opinou: “trata-se de uma medida excelente, porque é uma maneira de se injetar dinheiro na economia em um momento em que ela não vai muito bem”, disse.