Centro de Oncologia: Inaugurado em março do ano passado, atende a 39 municípios
O Centro Oncológico foi inaugurado no dia 5 de março de 2022
Foto: Divulgação
Da Redação
O Centro de Oncologia “Maria Cristina de Abreu”, da Santa Casa de Itatiba, foi inaugurado pelo governador João Doria, no dia 5 de março de 2022, portanto irá completar um ano de atividades dentro em breve, e hoje, além de Itatiba, atende a pacientes de mais 38 municípios.
Para comentar sobre a instalação e o atendimento durante esse período, a reportagem da CRN-AM entrevistou o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Emerson Ricardo Netto, que falou sobre o início da jornada, que foi uma experiência nova, “pois praticamente saímos do zero, mas depois de muito trabalho e de pesquisas da equipe do hospital na área, o crescimento foi patente, se transformando mesmo num atendimento de excelência”
Os centros de referência
Para o atendimento ao setor dos necessitados dos serviços oncológicos, foram implantados três Centros de Referência na região: em Americana, Indaiatuba e Itatiba, que em princípio atenderia alguns municípios da região do circuito das águas, mas como disse Emerson à CRN: “para a própria surpresa da direção da Santa Casa, e de seu corpo clínico, nós atendemos a pessoas de 39 municípios, que fez com a Diretoria Regional de Saúde, nos felicitasse pelo trabalho”.
“São diversas especialidades que nós temos condições de atender aos pacientes, como a Oncologia Clínica, Cirurgia Geral, Mastologia, Ginecologia, Urologia e Neurologia. No projeto constavam 650 cirurgias e 5,4 mil quimioterapias, e nós chegamos a bater mais que as metas, com cerca de 270 pacientes, sendo mesmo um sucesso, que nós temos que agradecer à equipe da Santa Casa pelo excelente trabalho”, disse Emerson.
Facilidades aos itatibenses
Mesmo saindo do zero, o Centro Oncológico da Santa Casa realmente superou as expectativas, e agora a provedoria já tem planos para adquirir mais equipamentos, entre os quais um de Radioterapia, pois está atendendo a toda região, participando de uma operação regional, em conjunto com o governo estadual.
Emerson destaca, “que mesmo sendo uma operacionalização oncológica regional, é evidente que facilita o atendimento aos itatibenses, que têm um Centro de Referência na própria cidade, não tendo a inconveniência de se deslocarem para hospitais da região”.
O que se espera do novo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é que dê sequência ao que foi feito por João Doria (PSDB) e Rodrigo Garcia (PSDB), ex-governadores, e grandes amigos de Itatiba.