Centro de Hemodiálise de Itatiba completa 10 anos e planeja expansão

Foto: Márcio Egidio / JI
O Centro de Hemodiálise Thereza Baptistella Nardi, localizado na Santa Casa de Itatiba, celebra seu décimo aniversário, marcando uma década de serviços essenciais para a comunidade local e regiões vizinhas. Esse centro, que surgiu de uma necessidade urgente de atender pacientes renais crônicos, tornou-se um marco de cuidado humanizado e excelência em saúde.
Antes da inauguração do centro, os pacientes que necessitavam de hemodiálise precisavam se deslocar para outras cidades, enfrentando longas viagens e os riscos associados a elas.
A Dra. Glória Maria Furtado dos Reis, responsável técnica e gestora do centro, destaca que a criação desse espaço foi um sonho cultivado desde 2001 e finalmente concretizado em 2015. A implantação do centro não apenas aliviou os pacientes desses deslocamentos, mas também estabeleceu um padrão de qualidade no atendimento.
“Atualmente, o centro atende 88 pacientes em tratamento dialítico crônico, além de lidar com a demanda de pacientes internados e urgências de duas UTIs. O perfil dos pacientes é variado, incluindo diabéticos, hipertensos e pessoas com doenças crônicas de diversas etiologias. Esses números refletem a importância e a carga de trabalho do centro, que vai além do atendimento ambulatorial, abrangendo também situações emergenciais”, explicou.
Infraestrutura
Apesar do sucesso e do impacto positivo, a Dra. Glória ressalta a necessidade urgente de ampliação da infraestrutura para melhor atender a crescente população de Itatiba, que já ultrapassa 130 mil habitantes. Lembrando que o centro não atende somente aos residentes locais, mas também pessoas de cidades vizinhas e até mesmo de outros estados, que acabam se estabelecendo no município devido a qualidade do atendimento.
O Centro de Hemodiálise se diferencia por seu caráter humanizado, oferecendo um ambiente acolhedor e um tratamento de alta qualidade. Segundo a Dra. Glória, “é um espaço único, onde o cuidado com o paciente é colocado em primeiro lugar. O centro continua a ser um pilar fundamental na saúde da região, mirando um futuro de expansão e aprimoramento contínuo para atender ainda melhor à população”.
Emerson Netto, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba se orgulha dos serviços prestados pelo centro e disse que busca ampliar o serviço. “Poucas cidades têm o serviço de hemodiálise que oferecemos aqui, que é próprio da instituição e não é terceirizado. E hoje o nosso objetivo é crescer mais”.
Ele disse ainda que a Santa Casa já está nos trâmites para tentar conseguir ampliar esse atendimento. “Hoje, a região tem uma demanda de aproximadamente 500 pacientes na iminência do tratamento. Estamos buscando um credenciamento administrativo que possamos ampliar turnos e absorver mais pacientes no SUS. Para isso a gente precisa abrir mais um turno de imediato, em vez de aumentar o espaço físico. Já investimos em equipamentos e em infraestrutura para poder atender esse terceiro turno”.
Comemoração
Para marcar os 10 anos de funcionamento do Centro de Hemodiálise foi realizada uma solenidade na manhã de quarta-feira, dia 5, com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, do secretário-adjunto de Saúde, Lucas Zeponi DalAcqua, do vereador Washington Bortolossi, de pacientes e familiares, além do corpo clínico e diretores.
O dr. Lucas Zeponi Dalacqua destacou em sua fala a importância do Centro de Hemodiálise. “A importância é incalculável, porque a gente sabe que o paciente renal crônico tem uma vida muito difícil, tem que fazer pelo menos três vezes de hemodiálise na semana. Então, termos aqui em Itatiba um lugar acolhedor com alta performance técnica como esse, é motivo de orgulho para todo itatibense”.
O prefeito Thomas Capeletto disse que já busca ampliar o serviço junto ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas. “O Centro de Hemodiálise oferece um serviço de excelência no município. Nesses 10 anos a gente viu o quanto melhorou a qualidade de vida das pessoas que aqui são tratadas. Hoje a gente corre para tentar ampliar esse serviço junto com o Governador Tarcísio, porque é um serviço estadual que é realizado aqui dentro do município. Então nosso objetivo no próximo mês é buscar mais vagas para a hemodiálise aqui em Itatiba”.