Centro de Hemodiálise de Itatiba atende cerca de 90 pacientes locais por mês
Em visita ao Centro de Hemodiálise na Santa Casa, o prefeito Thomás Capeletto ressaltou que, ‘Receber tratamento perto de casa referente na qualidade de vida’
Foto: Renato Jr/PMI
Da Redação
O Centro de Hemodiálise Thereza Baptistella Nardi, localizado na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, chegou ao seu oitavo aniversário na última quarta-feira, dia 1º, com a marca média de 90 pacientes locais atendidos por mês - quase o dobro da capacidade de quando começou - e 1, 1 mil sessões mensais realizadas.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira visitou a unidade, acompanhado pelo secretário adjunto de Saúde, Lucas Zeponi DalAcqua, e pelo provedor do hospital, Emerson Netto.
“A Hemodiálise de Itatiba hoje atende nossa população, que não mais tem que se deslocar para outro município – como era antes dessa estrutura ser realidade. Receber este tratamento – que é complexo - perto de casa com certeza reflete na qualidade de vida dessas pessoas”, declarou o prefeito durante a visita.
O município dá suporte à Santa Casa para manutenção desse serviço, que atende majoritariamente pessoas que só contam com a saúde pública. De acordo com o provedor, 90% dos pacientes atendidos hoje pela Hemodiálise da Santa Casa são custeados via SUS (Sistema Único de Saúde). “E toda a infraestrutura é própria”, ressalta.
Atendimentos
São 24 máquinas funcionando em quatro turnos nesta infraestrutura da Santa Casa. Segundo Netto, em média cada paciente realiza três sessões de hemodiálise por semana. Hoje, o mais jovem paciente tem 23 anos e o mais velho, 90 anos.
“Atendemos totalmente desde pacientes regulares até os agudos, que são provenientes da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), da Emergência e também do Pronto Socorro”, explica a médica nefrologista responsável técnica pela unidade, Glória Maria Furtado dos Reis. Ela salienta que há estrutura tanto para os pacientes de longo tratamento quanto para aqueles que precisam de hemodiálise pontualmente.
História
O primeiro atendimento da hemodiálise de Itatiba na Santa Casa ocorreu em março de 2015. Até então, os pacientes de Itatiba eram atendidos em cidades vizinhas, contando com viagens rodoviárias. Com ajuda e intermédio do município, na ocasião, o serviço foi estabelecido na Santa Casal local, oferecendo – desde então – mais comodidade a quem precisa desse tratamento. Em 2023 o número de pacientes da hemodiálise local quase dobra em relação há oito anos, quando eram cerca de 58 pessoas em tratamento.