Centro de Contingência já atende em novo endereço no Virgínia
Foto: Divulgação PMI
O Centro de Contingência Contra Dengue (CCD) da Prefeitura de Itatiba passou a atender em novo endereço na última segunda-feira. Com previsão inicial para abrir as portas a partir das 10h excepcionalmente neste primeiro dia, devido à demanda, começou os atendimentos antecipadamente, às 9h, para dar maior conforto aos pacientes que lá já estavam.
Só nas duas primeiras horas desta manhã, cerca de 40 pessoas já haviam passado pelo novo endereço do Centro de Contingência, no PSF Alfredo Vaz Pedroso, na rua Eugenio Ulhano - 621. O novo centro ampliou a oferta do serviço, que agora é das 7h às 19h; ou seja, “das 7 às 7”, de segunda a sexta-feira.
O local está operando com 12 cadeiras de hidratação, destinadas a pacientes que precisam de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora a sala de triagem e dois consultórios médicos. Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue.
A escolha desta unidade de saúde para abrigar o novo CCD se dá por ser a mais próxima da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Antonio Carlos Bedani - Garrincha, que tem atendido grande volume de pessoas com sintomas de dengue. Durante estas 12h de atendimento, uma van da Prefeitura de Itatiba transporta pacientes da UPA para o novo Centro e vice-versa, se for necessário um cuidado ainda maior.
Público atendido
O Centro de Contingência atende desde crianças a partir dos 12 anos até adultos. Desde sua abertura em 27/02 no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, foram 22 plantões nas seis semanas em que lá esteve montando, tendo atendido mais de 1.100 pacientes.
Tratamento rápido
O objetivo do Centro de Contingência é oferecer tratamento mais rapidamente aos casos suspeitos ou já confirmados de dengue, com médicos e profissionais de enfermagem. Diante do aumento do número de casos, assim como registrado em todo o país, caracterizando a epidemia, a Secretaria de Saúde buscou novo endereço para ampliar este atendimento a pessoas com sintomas da doença.
Sobre a doença
Os principais sintomas são febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral. Ao sentir esses sintomas, procure atendimento médico. Não faça uso de medicamentos sem indicação.
Apesar de a dengue ser uma doença conhecida, algumas características dela vêm mudando, como é o caso da rapidez com que o mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor, se cria. Antes era de 20 a 30 dias. Agora, esse tempo caiu para entre 7 e 10 dias, o que torna o combate aos criadouros do mosquito fundamental para quebrar o ciclo da doença.