Censo 2022: Recenseadores encontram dificuldades durante coletas de dados
O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Da Redação
Depois de dois anos paralisado, por conta da pandemia de covid-19, agora, o Censo 2022 enfrenta dificuldades para ser finalizado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as visitas aos domicílios vão se estender até o mês de janeiro de 2023.
O novo adiamento na coleta é motivado pela falta de recenseadores, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o IBGE avalia que compete com outros setores para encontrar profissionais.
Hoje, são cerca de 60 mil recenseadores em atuação. O IBGE estima serem necessários mais de 80 mil. Durante o pico da pesquisa, eram necessários mais de 180 mil, mas o máximo atingido foi o número de 112 mil efetivamente trabalhando em agosto.
Os cinco estados com a coleta menos avançada são Mato Grosso (42,1%), Amapá (35,6%), Espírito Santo (30,3%), Acre (40,0%) e São Paulo (31,9%).
Itatiba
Em entrevista a Aloísio Mathias, do Alô Notícias, Rosângela Cardoso, ACM do Posto 2, da Emeb Eliete Sanfins Fusussi, comentou sobre o andamento da coleta de dados em Itatiba. “Estamos quase encerrando o Censo em Itatiba, estamos chegando na marca de 100 mil entrevistas. Porém, ainda estamos em reabertura de setores”. Rosângela comenta, ainda, que houve algumas recusas durante as visitas dos recenseadores, mas que haverá tentativas de reverter o cenário. “Os recenseadores visitam cada domicílio até 4 vezes, tentando encontrar os moradores. Em alguns casos não conseguimos e em outros há a recusa. A reabertura de setores é para isso, são novos recenseadores, que irão passar nos mesmos domicílios, para tentar reverter [as recusas]”, explica.
Segundo a responsável, quando o recenseador não encontrava o morador na residência, era deixado um cartão com número para contato, porém, não houve muitos retornos.
Coleta de dados
No Estado de São Paulo, Itatiba é o município que mais obteve coleta de dados. “No momento, estamos com número de WhatsApp para as pessoas que não responderam e que querem responder. Este número é oficial do IBGE, onde a pessoa pode enviar a mensagem, e podemos marcar a entrevista presencial ou por telefone”, explica Rosângela.
Para quem ainda não respondeu à entrevista do Censo 2022 e gostaria de responder, pode entrar em contato através do número (11) 97719-8162 – Rosângela.
No Brasil
Até o dia 25 de dezembro deste ano, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.