Cemitério da Saudade: alunos da Etec desenvolvem aplicativo para facilitar busca por túmulos
A previsão é de que o aplicativo seja apresentado em outubro, para estar funcionando antes do Dia de Finados
Foto: PMI
O Cemitério da Saudade, localizado na Avenida da Saudade, possui mais de 30 mil pessoas sepultadas em uma área de 48 mil metros quadrados, o que dificulta os visitantes na procura pelos túmulos de familiares e entes queridos.
A Prefeitura de Itatiba, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração e a Escola Técnica Estadual (ETEC) Rosa Perrone Scavone, irá utilizar a tecnologia para facilitar a vida dos visitantes, através de um aplicativo para celular que está sendo desenvolvido por alunos da Etec.
“Nossa ideia é criar um app para telefones celulares, que mostre a geolocalização de cada pessoa que está hoje enterrada no Cemitério Municipal de Itatiba. O visitante vai digitar o nome do seu amigo ou parente, e o aplicativo vai indicar a quadra e o local, tudo de uma forma simples e rápida”, explica o secretário de Administração de Itatiba, Eduardo Sesti Junior.
A previsão é de que o aplicativo seja apresentado em outubro, para estar funcionando antes do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro - data em que o Cemitério da Saudade recebe centenas de visitantes.
O desenvolvimento do app faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de Desenvolvimento de Sistemas da Etec neste ano. Os detalhes foram tratados em recente reunião entre diretores, professores e alunos da ETEC e equipe da Secretaria de Administração.
Totem e Fatos Históricos
Um totem será instalado na entrada do Cemitério para auxiliar as pessoas que ainda não tiverem instalado o aplicativo no celular. A novidade ainda vai trazer alguns fatos históricos de personalidades da cidade que estão sepultados no local. Para isso, um QR Code será disponibilizado nesses túmulos de interesse histórico, para que os visitantes tenham acesso aos dados e conheçam ainda mais sobre a memória de Itatiba.