Cemei Irene Fumach muda de endereço após chuvas e alagamento
Voluntários se uniram para limpeza do Ginásio José Botelho Nunes, na manhã do último sábado
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
O CEMEI Irene Araújo de Camargo Pires Fumach está de mudança. A decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal de Itatiba após alagamento que atingiu o prédio na tarde da última sexta-feira, dia 10.
“Jamais queremos voltar a ver imagens de nossas crianças sendo retiradas às pressas, em caminhões, com água chegando nas salas. Por isso, foi tomada a decisão de mudar o endereço do Cemei para uma área em que as crianças e equipe estarão seguros”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que reuniu o secretariado municipal na manhã desta segunda-feira, dia 13, para avaliar os estragos causados pelo temporal.
“Felizmente ninguém se machucou. Nem as crianças dos Cemeis mais atingidos, nem ninguém de nossa população”, avaliou. Segundo o prefeito Thomás, os cerca de cem alunos do Cemei Irene serão realocados a partir da próxima semana temporariamente em salas cedidas pelo Colégio Bom Jesus, na vizinha Avenida Lacerda Franco, até que um novo prédio municipal esteja preparado para recebê-los.
Inaugurada em 23 de dezembro de 2020 no antigo prédio da USF, a creche foi um dos pontos de atenção da reunião municipal de ontem. Os alunos do Cemei Curió, no Jardim Salessi, voltam às aulas na quarta-feira (15/03). Lá, a queda de um muro nos fundos da escola levou muita água para dentro do pátio e salas. Providências para contenção do limite de terreno que foi afetado já estavam em andamento nesta segunda, bem como a limpeza de móveis da unidade.
Retomada
De um total de onze escolas afetadas pela chuva – seja com pontos de alagamento ou mesmo água que voltou pelos canos, devido ao volume excessivo – nove retornaram às aulas já nesta segunda. “Foram 60 mm de chuva em 60 minutos. É muita água. Tivemos esse evento atípico entre 15h e 16h e já começamos a agir: às 16h30 equipes da Defesa Civil, Obras, Trânsito, forças de Segurança, como a GM, secretários, servidores, voluntários - todos - estávamos nas ruas, o que se repetiu no final de semana todo. A união e agilidade minimizaram os estragos materiais. Agora o foco é intensificar o preventivo, a exemplo das obras de retificação do Jacaré no encontro com o Rio Atibaia, manutenção de margens e desobstrução das calhas de córregos, obras que foram fundamentais para que os transtornos tão tivessem sido ainda maiores”, enfatizou o prefeito Thomás.
Trânsito
A força da água levantou trechos de asfalto e abriu buracos em várias vias da cidade, além de muros que caíram sobre calçadas e ruas. Na noite de sexta e final de semana, equipes do Departamento Municipal de Trânsito e também de Obras sinalizaram os pontos críticos que traziam risco à segurança de motoristas e pedestres.
O trabalho seguia na segunda, porém, com os pontos mais delicados já sinalizados. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalha no levantamento dos pontos de manutenção.
Já a mudança de mãos de trânsito, prevista para começar hoje na região da Praça Benedito Tinello (próxima ao Ribeirão Jacaré) e Expedicionários Brasileiros, entrou em vigor ontem, dia 14, devido à limpeza das vias.
Brotas, Prudente e Camilo
Três pontos que concentraram alagamentos mais expressivos em residências e comércios do município receberam atenção imediata do poder público. No Bairro das Brotas, casas que ficam abaixo do nível da rua na Avenida Benedito Alves Barbosa Sobrinho foram afetadas. O quilombo Brotas teve transbordamento de córrego que passa internamente e também chegou às casas.
Já na área central, forte correnteza se formou na Avenida Prudente de Morais, que teve ponto de alagamento concentrado no cruzamento com a Travessa Monsenhor Kolly. Carros foram deslocados com a força das águas e o asfalto cedeu. Ali a Secretaria de Obras já realiza intervenções para conter a erosão. Mesma cena se repetiu em área próxima, no início da Rua Camilo Pires, com, pelo menos, quatro casas afetadas.
Em todos os casos, córregos que cortam esses bairros transbordaram, causando a rápida subida das águas em casas. Não houve feridos em nenhum dos casos. Problemas pontuais com muros ou enxurrada foram registrados em diversos bairros.
Ainda no sábado, operação especial da Prefeitura com o Catabugiganga enviou caminhões para a recolha dos móveis às casas afetadas, ajudando na limpeza e organização. Caminhões de limpeza pública também fizeram a lavagem das vias desde a noite de sexta, ao longo da madrugada e manhã de sábado.
Apoio
A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda prontamente atendeu quatro famílias que precisaram sair de suas casas devido às chuvas. Nenhuma delas necessitou ser encaminhada ao Abrigo Municipal, pois todas tinham para onde ir. Ao todo, nove famílias procuraram pela Secretaria, que atendeu a todas imediatamente com itens emergenciais, como roupas, cestas básicas e utensílios de primeira necessidade.
A Secretaria está intermediando doações para que sejam atendidas as famílias em vulnerabilidade social, que têm Cadastro Único, e podem entrar em contato com a Secretaria (4524-3334) ou com o CRAS mais próximo de sua casa.
Outras áreas
O Mercado Municipal Dona Lica – que teve volume de água concentrado no estacionamento – foi limpo ainda na noite de sexta, tendo funcionado normalmente já no sábado, desde às 7h30. O mesmo com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e Rodoviária, locais vizinhos. Limpos no final de semana, nesta segunda tiveram funcionamento normal.
O Parque Luis Latorre ficou fechado neste final de semana para limpeza e manutenção das vias de acesso, devido às águas advindas do fechamento das comportas da Barragem próxima.
Esportes
O Ginásio Municipal José Botelho Nunes, no Jardim Vitória, foi invadido por águas após queda de um muro nos fundos do local. No sábado, voluntários fizeram mutirão de limpeza, que seguia ainda hoje, uma vez que o piso esportivo foi danificado e retirado. As atividades serão retomadas nesta terça (14).
Outro espaço atingido foi o Centro de Lutas de Itatiba, instalado na sede Nipo-Brasileira na Rua Alexandre Rodrigues Barbosa. Ali, as aulas de sexta após as chuvas tiveram que ser canceladas. A equipe de limpeza trabalhou no local no sábado, dia 11, e as atividades retornaram nesta segunda, dia 13.
A inauguração do Centro Esportivo de Lazer da Família (Celf) Prof. Osmar Luis Zanatta, que seria no último sábado, foi remarcada para o próximo dia 25. O local fica na Avenida Aurora Fernandes Zanutto, ao lado do ginásio.
Saúde
O Ambulatório Central de Especialidades - ACE/SUS passou por limpeza e desinfecção já no sábado (11) e hoje atendeu normalmente à população. Na sexta, durante a chuva, o encanamento do local recebeu excesso de água e teve refluxo, chegando a atingir áreas comuns de espera, o que levou à suspensão do atendimento por algumas horas.
Árvores
Dezenas de árvores foram afetadas no temporal. Durante o final de semana, boa parte já recebeu atenção da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Corpo de Bombeiros e CPFL, para desobstrução de ruas onde galhos e troncos caíram.