Ceasa Campinas completa 50 anos com lançamento de programa “A Ceasa do Futuro”
Objetivo é atualizar o entreposto com base em pilares estratégicos como tecnologia, elo forte da cadeia, meio ambiente e apoio ao produtor

Foto: Fernanda Sunega
A comemoração dos 50 anos da Ceasa (Centrais de Abastecimento) de Campinas na manhã desta quinta-feira, 27 de março, foi marcada pelo anúncio do programa "Ceasa do Futuro", que prevê a atualização do entreposto com base em pilares estratégicos como tecnologia, elo forte da cadeia e apoio ao produtor. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da celebração e lembrou a história de sucesso da Ceasa e seu potencial para se desenvolver ainda mais. "Vamos olhar para a frente, projetar um futuro com mais tecnologia, inovação e ligação entre produtor e atacadista", destacou.
O prefeito Dário destacou que além da geração de emprego e renda, proporcionada pelo entreposto, a Ceasa vai além, tendo programas que focam na alimentação saudável e no atendimento à população, como o programa de Alimentação Escolar, o maior do Brasil, e os serviços prestados pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com o "Ceasa do Futuro", o objetivo é atualizar a Ceasa com um programa de longo prazo, que também inclui inteligência de mercado; práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance); saudabilidade (promoção da saúde) por meio das frutas, flores, verduras e legumes; e informação transformadora.
Segundo a presidente da Ceasa, Walquyria Majeveski o programa é uma atualização do modelo de gestão da Ceasa, que vai trazer "tecnologia, transformação, modernização e conexão por meio de estratégias para preservar a posição de elo forte na cadeia, tanto para quem atua dentro como fora do entreposto. Lembrando também do apoio ao produtor rural, um pilar importante”, afirmou.
Durante a cerimônia, também foi lançado o novo posicionamento da Ceasa, por meio de um rebranding institucional, que é uma estratégia de reposicionamento de identidade visual que visa mudar a imagem de uma empresa ou instituição. O objetivo é marcar a evolução da Ceasa para um modelo de gestão mais eficiente, sustentável e conectado com as necessidades do mercado e da sociedade.
Participaram da cerimônia Luiz Carlos Rossini, presidente da Câmara Municipal de Campinas, José Pectol, presidente do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), representante de 12 Ceasas do Brasil, Eder Bublits, presidente da Abracen (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), representantes da (WUWM) União Mundial de Mercados Atacadistas, deputados, vereadores e representantes de entidades de classe.
Os 50 anos da Ceasa foram completados no dia 10 de março.