CEAI está ampliado e revitalizado
Unidade de Educação Ambiental está pronta para voltar a receber alunos
Foto: Renato Jr/PMI
O Centro de Educação Ambiental de Itatiba (CEAI) da Prefeitura de Itatiba está de cara nova – ampliado e revitalizado. Unidade da Secretaria de Educação dedicada à educação ambiental de crianças da Rede Municipal de Ensino, o local já retoma o atendimento às escolas a partir desta segunda-feira, com agenda de visitação lotada até setembro.
O evento que oficializou as melhorias foi nesta quinta-feira, com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, vice-prefeito Mauro Delforno, secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, secretariado e demais autoridades locais, além do ex-deputado federal e ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, apoiador da causa, a quem o prefeito Thomás agradeceu.
“A causa ambiental é necessária. Se a gente quer um futuro melhor, tem que educar para que as crianças possam cuidar da nossa natureza. E, tanto a responsabilidade por esta educação, quanto os esforços para mantermos e ampliarmos este Centro são um trabalho conjunto, liderado pela Secretaria de Educação e com toda Prefeitura envolvida”, salientou o prefeito Thomás, que agradeceu ainda as parcerias, além de Haddad enquanto parlamentar, também da iniciativa privada representada por Mc Donald’s, Sabesp, Wisewood, Vilela Moagem de Plástico e Agropecuária RJ. “Que sejam exemplo para outras empresas investirem no município”, completou.
O novo CEAI
Com investimento de R$ 252,4 mil, a obra foi executada pela equipe municipal de Obras Escolares e contempla reforma geral do prédio, originalmente aberto há sete anos, da área de eventos e ainda a instalação de deck de madeira em torno do chalé da administração e a construção de um viveiro. Três salas temáticas e didáticas chamam a atenção das crianças com fotos, itens e pintura especial na parede, feita pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.
O CEAI tem infraestrutura capaz de abrigar a realização de oficinas, reuniões, exposições, palestras educativas, monitorias, feiras e cursos. As instalações estão divididas em salas temáticas (água, impacto ambiental e biodiversidade), biblioteca, viveiro de plantas, pomar, parquinho natural, espaço sensorial, apiário, ampla cozinha e deck para lanche.
Há ainda área com máquinas para compostagem que reaproveita sobras da merenda das escolas municipais, as tornando compostos para terra. Entre outras melhorias, a Prefeitura de Itatiba também investiu no asfaltamento da avenida Pref. Erasmo Chrispim, que dá acesso ao número 1500, o CEAI, e antes era de terra.
De acordo com a gestora do Ceai, Yáscara de Castro, o local recebe para visita monitorada alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com vivências em Educação Ambiental abordando as temáticas: água, Impactos ambientais e Biodiversidade, das 8h30 às 15h30.
Além da visita monitorada, o Centro desenvolve ainda o Projeto Aventureiros, vivência lúdica de Educação Ambiental e Esporte Educacional voltada a alunos da Educação Infantil (Fase 2) e Ensino Fundamental (1º e 2º ano) que acontece tanto internamente quanto no Parque Luís Latorre. Os alunos passam em torno de 2h30 na atividade, que conta ainda com picnic. Há ainda ações externas que abordam a sustentabilidade com parceiros como Sabesp e McDonald’s
Feira de Economia Criativa
O CEAI abre as portas à população em geral neste sábado com a volta de sua Feira de Economia Criativa, das 9h às 14h30. Com inspiração junina, terá expositores de hortifruti orgânicos, comidas e bebidas, acessórios sustentáveis, artesanatos, plantas e bijuterias. As próximas datas serão: 20/07; 10/08; 14/09; 19/10; 09/11 e 07/12.