CCZE imuniza contra raiva alunos de Veterinária da USF
Foram vacinados 97 alunos do curso de Medicina Veterinária do campus local da Universidade São Francisco
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
O Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) de Itatiba completou na noite de quarta-feira, dia 23, ação de imunização contra raiva voltada a futuros profissionais - foram vacinados 97 alunos do curso de Medicina Veterinária do campus local da Universidade São Francisco (USF), dos períodos matutino e noturno.
Na quarta foi aplicada a segunda dose, exatamente uma semana após a primeira, completando o ciclo vacinal de imunização. Assim como veterinários profissionais, estudantes também fazem parte do grupo de pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da doença, que é fatal e acomete humanos e animais.
“Desde o ano passado, estamos em contato com a coordenadoria do curso para esta iniciativa que abrange alunos de entre o 4º e o 9º semestre”, afirma a médica veterinária do CCZE Itatiba, Isabela Buckov.
Proteção
Segundo Isabela, cachorro ou gato com sintomas neurológicos devem ser considerados suspeitos para raiva e os alunos do curso de Medicina Veterinária na cidade, caso tenham contato, estarão protegidos com a vacina. Esta ação da Prefeitura de Itatiba é realizada por meio da Secretaria da Saúde, via CCZE e Vigilância Epidemiológica e Central de Imunização.
Dia Mundial de Combate à Raiva
A vacinação é a profilaxia pré-exposição à raiva, que, se realizada adequadamente, oferece 100% de proteção. Além das duas doses de vacina é necessário a titulação, o controle sorológico periódico, exame para saber se tem anticorpo. Ele é realizado a partir do 14º dia após a última dose, de acordo com o risco a que está submetido o profissional.
Os que trabalham em situação de alto risco devem realizar a titulação a cada seis meses; os demais, a cada ano. Caso o resultado da sorologia não atinja o nível de titulação satisfatório, uma nova dose de vacina deve ser aplicada e a avaliação sorológica repetida.
No próximo mês, aproveitando o Dia Mundial de Combate à Raiva (28/09), o CCZE promoverá o agendamento para esta titulação. Cerca de 200 profissionais de Itatiba devem ser atendidos com a terceira edição desta iniciativa, realizada desde 2021. A ação será feita junto com o Ambulatório Central de Especialidades (ACE-SUS). Assim como os alunos, veterinários que tomaram a vacina contra a raiva deverão agendar a coleta de sangue para a titulação no CCZE.
Vacina em animais
A vacina contra raiva deve ser aplicada anualmente em animais a partir dos três meses de vida. Desde 2019, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos está suspensa em todo o Estado de São Paulo. Por isso, o tutor deve se atentar para deixar a vacinação do animal de estimação em dia, praticando a posse responsável.
Para agendar a vacina contra raiva animal, basta entrar em contato com o CCZE pelo telefone 4524-8826. O atendimento é realizado com hora marcada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no próprio CCZE (Avenida José Boava - 1.350, Bairro da Ponte).