CBAt convoca seleção de marcha atlética para o Pan de Manágua
Foram chamados para representar o Brasil 16 atletas (8 homens e 8 mulheres) na competição que será na capital da Nicarágua, nos dias 15 e 16 de abril
Foto: Carol Coelho/CBAT
A seleção brasileira que competirá no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética em Manágua, Nicarágua, dias 15 e 16 de abril, foi convocada nesta sexta-feira (10/3), por live exibida na TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Foram convocados 16 atletas (8 homens e 8 mulheres) para o campeonato, considerado os resultados da Copa Brasil, realizada domingo (5/3), em Brasília (DF).
Caio Bonfim e Viviane Lyra tiveram convocação assegurada nas duas distâncias - 20 km e 35 km (devem escolher uma das provas para competir em Manágua). Ambos têm foco principal no Mundial de Budapeste, na Hungria, que será realizado de 19 a 27 de agosto.
Caio, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, conquistou o 12º título da categoria adulta na Copa Brasil Loterias Caixa (1:21:55), em Brasília, e ficou feliz com o resultado de sua primeira prova do ano. Antes do Pan de Marcha compete em Dudince, na Eslováquia, dia 25 de março. Caio lembra que a temporada de 2023 será extensa. "O foco é o Mundial de Budapeste e o Pan-Americano de Santiago, além do Sul-Americano de São Paulo", disse Caio. No Mundial de Eugene, Oregon, em 2022, Caio obteve duas posições entre os top 8 do mundo: foi 7º colocado nos 35 km marcha, com recorde brasileiro (2:25:14) e 6º nos 20 km (1:19:51).
Viviane Lyra, que já está qualificada nos 35 km e em boa posição no Ranking dos 20 Km, quer competir bem no Mundial de Budapeste. Disse que "está feliz por disputar o Pan de Marcha", uma prova forte, com dificuldades por causa do clima úmido da cidade nicaraguense. "Será um ano forte, com Mundial e Jogos Pan-Americanos. O Pan de Marcha está na minha preparação e talvez eu faça as provas de La Coruña e Rio Maior", disse Viviane, que ficou em 8º lugar, com recorde brasileiro, nos 35 km no Mundial de Eugene, Oregon, em 2022 (2:45:03).
"Um Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética já é fortíssimo, um Pan então nem se fala. A marcha exige estratégia, concentração, enfrentar as questões climáticas e o julgamento da arbitragem. Mas a expectativa é a melhor possível em relação ao Brasil. Sempre esperamos que eles façam os seus melhores resultados que teremos excelentes colocações. É um grupo de provas que mais cresce no Brasil. Estamos trabalhando por esse crescimento, sempre levando equipes completas para a marcha", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, em seus comentários após fazer a convocação ao vivo.
Seis dos atletas convocados são da categoria Sub-20 e terão a vivência de competir um Pan. "Primeiro a marcha foi inserida nos JEBs, os Jogos Escolares Brasileiros, e agora o Comitê Olímpico do Brasil - nosso agradecimento ao presidente Paulo Wanderley - será inserida no programa dos próximos Jogos da Juventude de 2023."
Os convocados para a seleção brasileira
Equipe feminina
Viviane Santana Lyra (Associação Fortes e Velozes-RJ) – 20 km – 35 km
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC) – 20 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km
Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF) – 20 km
Mayara Luize Vincentainer (AABLU-SC) – 35 km
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR) – 10 km – Sub-20
Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) – 10 km – Sub-20
Thaliane Janaina Miranda da Cruz (PM Colombo-PR) – 10 km – Sub-20
Equipe masculina
Caio Bonfim (CASO-DF) – 20 km – 35 km
Paulo Henrique Ribeiro (AABLU-SC) – 20 km
Lucas Gomes de Souza Mazzo (CASO-DF) – 20 km
Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) – 35 km
Max Batista Gonçalves dos Santos (CASO-DF) – 35 km
João Victor Silva Magalhães (CASO-DF) – 10 km – Sub-20
Otávio Henrique Vicente (Associação Corville de Atletismo) – 10 km – Sub-20
Klaubert Emanoel Ferreira de Franca (CASO-DF) – 10 km – Sub-20
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.