'Cavalo de Aço' apreende motos e silencia bairro de Jundiaí
Nove motocicletas com adulteração do sistema de escapamento foram apreendidas
Foto: Divulgação/GM
Nove motocicletas com adulteração do sistema de escapamento, as conhecidas 'motos barulhentas', foram apreendidas por policiais militares do 11º Batalhão e guardas municipais, durante a Operação Cavalo de Aço, desencadeada na noite desta quarta-feira (16), no bairro Residencial Jundiaí, em Jundiaí. Um motociclista foi detido, por resistência durante abordagem, ao ser flagrado praticando direção perigosa.
Várias viaturas e agentes das duas corporações participaram da operação para fiscalização de motocicletas, com a intenção de coibir infrações penais, atos de direção perigosa e perturbação do sossego público, causado por ruídos excessivos emitidos por escapamentos alterados nesses veículos.
Durante a fiscalização foram abordadas 16 pessoas na condução de motocicletas, sendo identificadas diversas irregularidades. Balanço divulgado pela PM informa que foram elaborados 38 autos de infrações de trânsito, sendo 13 deles por alteração no sistema de escapamento, que causa barulho excessivo. Esse barulho, inclusive, é motivo de reclamação constante de moradores do bairro, que acionam tanto a GM, via 153, quanto a PM, pelo 190.
Sete motociclistas tiveram a documentação veicular recolhida e permanecerão retidas até que os responsáveis regularizem os equipamentos das motos de acordo com a legislação vigente. Outras duas CNHs foram apreendidas.
Os agentes também apreenderam nove motos, que foram recolhidas ao pátio da Polícia Civil.
Detenção
Durante as abordagens os policiais se depararam com um motociclista praticando direção perigosa pela via, colocando pedestres e outros motoqueiros e motoristas, em risco. Ao ser abordado, se voltou contra os agentes, precisando ser detido. Ele resistiu e, por esse motivo, foi conduzido ao DP, onde o caso foi apresentado e ele ficou à disposição da Justiça.
Fonte - Jornal de Jundiaí