Catarata lidera ranking mundial de problemas de visão
A catarata é o principal problema de visão presente na vida dos brasileiros
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Da Redação
Um estudo inédito publicado na revista “The Lancet” revelou o crescimento de novos casos de cegueira e deficiência visual evitável no mundo todo entre 2010 e 2019, apesar da prevalência se manter estável. Os pesquisadores afirmam que o levantamento teve como base 520 fontes populacionais e contraria a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a deficiência visual em 25% entre 2010 e 2019. A pesquisa mostra que a maior causa de cegueira tratável no mundo é a catarata. Responde por cerca de 45% dos 33,6 milhões de casos de perdas da visão.
Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier,no Brasil o índice é um pouco mais alto. O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia do qual faz parte mostra que a catarata responde por 49% da cegueira no País, embora o número de cirurgias tenha dobrado nos últimos dez anos.
O médico explica que por aqui a velocidade do envelhecimento, que avançou 160% em dez anos, é o motivo desta prevalência. Isso porque o envelhecimento é a principal causa da catarata que torna o cristalino opaco e tem como único tratamento uma cirurgia em que a lente opaca do olho é substituída pelo implante de uma lente intraocular.
Os primeiros sinais da doença são: troca frequente de óculos, dificuldade de dirigir à noite, enxergar halos ao redor da luz, visão embaçada e perda da visão de contraste. O oftalmologista diz que o diagnóstico é feito durante uma consulta de rotina e o momento certo de operar é quando a visão começa dificultar a realização das atividades no dia-a-dia.
‘Fake news’
Queiroz Neto conta que recentemente viu em uma rede social um vídeo onde é apresentado um polivitamínico que previne e retarda oito doenças oculares sem risco de cirurgia, entre elas, a catarata.
O vídeo conta com a participação de várias pessoas afirmando que tiveram melhora da visão usando o polivitamínico, e “médicos” atestando a qualidade do produto. O oftalmologista alerta que não existe outro remédio para catarata além da cirurgia.