Cata uma carta!
Por Tati Petti
Este é o nome de uma coleção de baralhos para jogo de carta e eu achei o máximo! Deve ser porque eu adoro jogos de carta. Quando pequena, estava entre os meus favoritos o jogo do mico. Você conhece? O objetivo é juntar o maior número de pares e não ficar com o mico na mão!
As regras são simples: você embaralha as cartas que tem diversos pares de animais, como o boi e a vaca, o galo e a galinha, e distribui entre os jogadores. Cada jogador deve formar os pares possíveis com as cartas que tiver em mãos e colocá-los sobre a mesa. O restante das cartas fica em mãos e o jogador mais novo começa puxando uma carta do jogador que estiver à esquerda. Se formar um par, baixa para o seu monte. Se não formar um par, acumula essa carta com as outras que já estão em mãos.
Assim o jogo segue e só jogo acaba quando todos os pares estiverem formados e um dos jogadores estiver com o Mico nas mãos! Eu adorava e sempre queria jogar mais uma partidinha, assim como o Can-Can, que também é conhecido como Uno. Tem umas regrinhas a mais e segue a mesma lógica: de terminar logo com o monte de cartas da mão.
EDITORA MOL
Já a coleção Cata Uma Carta! é lançamento da Editora MOL. Cada baralho reúne sugestões de atividades e brincadeiras longe das telas e parte dos lucros com as vendas ainda gera doações para: AACD, Amigos do Bem e Caminho Azul. Cada um é vendido por R$ 9,90 na Banca do Bem.
NATUREZA
O baralho Heróis da Natureza, vendido nas lojas Ri Happy, traz 40 cartas com ideias de atividades simples e divertidas para reciclar materiais construindo brinquedos, como um pebolim de papel, montar terrários, desenhar elementos da natureza e fazer dobraduras com animais da Mata Atlântica.
As cartas também trazem informações educativas, desde tradições de etnias indígenas até a importância das flores para a biodiversidade. Além disso, a família tem uma ampla lista de possibilidades de atividade junto, escolher uma carta e realizar a atividade proposta.
HABILIDADES
Supercriança é o nome do baralho vendido na PBKids e tem 40 cartas com ideias de atividades simples e divertidas que ajudam crianças de diferentes faixas etárias a desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, autoconhecimento e responsabilidade.
Uma das cartas, por exemplo, propõe anotar ou desenhar alguma experiência boa que teve durante o dia e guardá-la em um pote para colecionar bons momentos. Ao fazer isso, ela ganha a habilidade da gratidão como superpoder. Ajudar projetos sociais, doar roupas e brinquedos são outras das atividades contidas nas cartas que estimulam a consciência social e a solidariedade.