Casos de coronavírus aumentam 34% em dez dias; comércio será fechado
O prefeito informou, ainda, que a situação será reavaliada na próxima quinta-feira, 18
Foto:JI/Lucas Selvati
Da Redação
Na última quinta-feira, 11, em live no Facebook, o prefeito Douglas Augusto anunciou que a partir desta segunda-feira, 15, o comércio itatibense será fechado novamente. Os serviços deverão ser feitos de portas fechadas, sendo permitido atendimento via delivery ou retirada no balcão.
A medida se deve ao aumento de casos no município, que subiram 34% nos últimos dez dias. Neste período, a ocupação dos leitos da UTI Respiratória Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia dobraram. Também foi levada em consideração a situação de municípios vizinhos, como Campinas, que atingiu na última quinta-feira 100% de utilização dos leitos de UTI.
Douglas ressaltou que não irá esperar o governo do estado decretar o retorno da região à área vermelha para tomar uma atitude. “Entendo que o retorno à área vermelha para a região de Campinas será inevitável. Não esperaremos a situação se tornar caótica para tomar decisões, vamos desde já proteger a vida dos itatibenses, visto que, infelizmente, a situação vem se agravando e mostra que pode piorar”, disse.
O prefeito informou, ainda, que a situação será reavaliada na próxima quinta-feira, 18. Já o decreto que regulamenta a medida será publicado hoje, 13, na imprensa oficial.
Fiscalização
Sobre fiscalização, Douglas afirmou que a mesma será feita de forma mais severa a partir desta segunda-feira, por entender que parte da população não está colaborando, e vem, inclusive, promovendo festas e churrascos.
“As pessoas infelizmente não estão colaborando e os casos positivos estão aumentando. A partir de segunda-feira, a fiscalização em relação ao uso de máscaras e aglomerações vai aumentar e multas começarão a ser aplicadas com mais rigor”, comentou o prefeito.
Novos leitos
O secretário adjunto de Saúde, Carlos Lemes, juntamente com o titular da Pasta, Fabio Nani, participaram da live. Lemes disse que a Prefeitura de Itatiba viabilizou junto à Santa Casa mais nove leitos com respiradores e médicos que atenderão 24 horas. O secretário adjunto também informou que a UTI convencional do hospital receberá mais três leitos. Todos começarão a funcionar na próxima semana.
Até a última quinta-feira, Itatiba registrava 91 casos ativos de coronavírus. Destes, 82 cumprem isolamento domiciliar, quatro estão internados na enfermaria da Santa Casa e cinco na UTI. Há, ainda, seis óbitos confirmados e dois que estão sendo investigados. Os números estão sujeitos a alterações.