Casamento Comunitário: Noivos entram na fase da documentação; ensaio geral será no dia 1º de abril
O Casamento Comunitário será realizado no dia 15 de abril, no Salão de Eventos do Lar Itatibense da Criança
Foto: Arquivo/PMI
Da Redação
O Casamento Comunitário 2023 se aproxima! Aguardado evento da Prefeitura de Itatiba, que volta a ser realizado após um hiato devido à pandemia, o Casamento Comunitário será no dia 15 de abril e, segundo os organizadores - Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e Fundo Social de Solidariedade (FSS) – está na fase de preparativos em parceria com o Cartório de Registro Civil.
Desde a inscrição em novembro último, os noivos estão recebendo orientações e preparando os documentos necessários para este compromisso coletivo, possível de ser realizado graças à lei municipal de autoria do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, quando ainda era vereador, em 2014.
Atualmente, 72 casais estão com processo em andamento nesta fase da documentação -destes, 34 já estão aptos, 13 estão com horário marcado para ir ao Cartório e outros 25 seguem reunindo a documentação necessária. Houve ainda a desistência de nove casais que se inscreveram em novembro.
Dentre os documentos que precisam apresentar para o casamento civil está, por exemplo, a Certidão de Nascimento atualizada (com, no máximo, 90 dias). Para aqueles que desejam realizar também a união religiosa católica, é solicitada a certidão de batismo (batistério). As equipes envolvidas estão trabalhando a todo vapor para conseguir oficializar o máximo de uniões.
Ensaio
Está previsto com os noivos, no dia 1º de abril, um ensaio geral para o Casamento Comunitário 2023, que será realizado no novo Salão de Eventos do Lar Itatibense da Criança (LIC), em 15 de abril, às 9h. Este evento deve reunir cerca de 1,2 mil pessoas. O local contará com decoração especial para a ocasião do casamento civil e religioso evangélico. Já o religioso católico, por questão de datas, foi agendado para o mês seguinte ao civil, dia 13 de maio, às 9h, na Basílica Menor de N. Sra. do Belém, na Praça da Bandeira.