Casamento Comunitário 2023 oficializa união de 57 casais
O evento é uma realização da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e do Fundo Social de Solidariedade
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
O Casamento Comunitário 2023 realizou a oficialização de 57 uniões na manhã do último sábado (15/04) no salão de eventos do Lar Itatibense da Criança (LIC), no Jardim Carlos Borella. O esperado evento é uma realização da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) em parceria com o Cartório de Registro Civil de Itatiba.
A cerimônia contou com decoração especial, marcha nupcial e buquês para as noivas, além de padrinhos e familiares dos casais - muitos já com filhos (muitos que foram padrinhos neste momento), netos e até bisnetos. O evento coletivo só foi possível de ser realizado graças à lei municipal de autoria do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, quando vereador em 2014. Este foi o retorno da realização após a pandemia.
“Hoje é aquele dia que a gente não esquece. Ficará marcado na vida de vocês. Parabéns pelo passo de oficializar esta união! Hoje o dia é de vocês”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, acompanhada do prefeito Thomás.
“Olhando esse pessoal, a gente vê a alegria e a esperança que tinham em tudo isso ser realizado. Até as autoridades se emocionaram; a emoção é algo que não dá para se explicar. Agradecemos ao prefeito Thomás, a Barbara, FSS e à Secretaria pelos voluntários que querem participar desta alegria”, disse o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, ao lado da esposa e vice-primeira-dama do FSS, Rosa Delforno.
Celebração também no religioso
Na mesma ocasião, foi celebrado o casamento religioso evangélico de 13 casais; momento de muita emoção para eles. As bênçãos do dia foram dadas pelos pastores Jean, Paulo e Sidney. Todos os casais ganharam uma foto-lembrança da Prefeitura de Itatiba, pedaço de bolo feito pelos voluntários do FSS, e participaram do sorteio de jantar no Cho-pão, aliança da Joalheira Magnusson e cinco viagens pela ITT - Itatiba Transporte e Turismo. Nove casais ainda terão a cerimônia católica no próximo mês, dia 13/05, na Basílica Menor de N.Sra. do Belém.
Histórias de vida e amor
Fabiana de Lima Soares, de 45 anos, e Paulo Correia Silva, de 62 anos, do San Francisco, estão namorando desde setembro de 2022; se conheceram na oficina de um mecânico, amigo de ambos, motoristas de veículos pesados. “É colocar no papel o que a gente já sente. Estamos explodindo de tanta felicidade! Gratidão ao amigo que nos apresentou, à Prefeitura e a todas as pessoas que estão se dedicando para poder nos proporcionar isso”, disse Fabiana, que soube da oportunidade dois dias antes do término das inscrições. “Tudo dá certo na hora que tem que acontecer e a nossa hora chegou, minha e do Paulo”, completou. “Estou começando minha vida novamente e com muita alegria”, disse Paulo.
Graciela Alba da Silva, de 45 anos, e Charles Oliveira Reis, que completará também 45 no final do mês, moradores do Clube de Campo que em junho completarão cinco anos juntos. O casal se conheceu através de um aplicativo de relacionamento, em que Graciela só entrou após insistência de seu filho, também chamado Charles. “Hoje estamos oficializando no Casamento Comunitário e é tudo muito lindo! Estou muito emocionada e realizada. Viva o amor, é isso que importa”, disse Graciela.
Maria Roseilda Frazão da Silva e Donizete Ribeiro Neves, ambos de 30 anos, moram no bairro San Francisco. Filho de Maria, Vinicius (14), e do casal, Emilly Victoria (7), além de Liz Emanuelly (2), perguntavam quando iam se casar. “Donizete não resistiu e pediu (risos). Resolvemos nos inscrever e agora estamos aqui realizando nosso sonho de casar. Temos uma família e é um ciclo novo a partir de hoje, agora sim posso dizer que estou casada e feliz”, disse Maria.
O jovem casal Jaqueline Franco da Silva Inacio (21) e Valdemar Inacio (25), está junto há oito anos, e mora há dois no NR João Maggi. “Nunca imaginei que seria tão lindo desse jeito e a Prefeitura disponibilizou tudo para a gente, desde a decoração até cada detalhe, a dedicação de cada pessoa que participou para tornar nosso sonho realidade, foram perfeitos”, contou a noiva com vestido da Boutique Solidária do FSS, assim como a gravata do noivo. “Eles são maravilhosos e tinha um vestido mais lindo que o outro! Na hora que bati o olho falei: este é o vestido dos meus sonhos! Só gratidão”, disse Jaqueline. “Agradeço toda equipe que fez este dia, tão lindo e esperado, se tornar realidade. É uma nova etapa, uma vida nova, momento de muita felicidade e de muito amor”, completou Valdemar.
O beijo após a oficialização rendeu aplausos de todo o salão para Maria Aparecida Salustiano Araújo (55) e Atevaldo Silva Araújo Santos (60). “Se é para por emoção, vamos pôr, porque é um dia muito especial. Já me considero marido dela, agora muito mais ainda. O casamento dá arrepio! É uma emoção inexplicável. Cada casal sente algo diferente, mas o nosso foi muito especial”, garantiu Atevaldo. Maria contou orgulhosa sobre o novo sobrenome que carrega, a escolha do marido que quis homenagear a saudosa mãe. “Nós fomos o primeiro casal a entregar todos os documentos”, informou. Moradores do Jardim Virgínia, os dois se encontraram após divórcios - ela com três filhos, ele com dois - e, estando juntos há 20 anos, hoje celebraram com os 11 netos e até a bisneta de quase três anos. “Estou muito feliz mesmo. É uma felicidade enorme compartilhar isso com todo mundo, filhos, netos e bisneta”, disse a bisavó Maria.