Casal Itatibense decora jardins com material reciclável
Na foto: Therezinha e Laércio em casa; localizada em frente a um dos jardins cuidados pelo casal
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Após uma doença degenerativa do marido, Therezinha Santos de Moraes buscou uma forma de fazer o esposo, Laércio Henrique de Moraes, realizar alguma atividade que gostasse, e assim surgiu a ideia de decorar jardins em Itatiba com garrafas PET e pneus. “Começamos a mexer com isso e nos encantamos, recebemos muitos elogios, as pessoas paravam seus carros para perguntar e elogiavam muito”, conta Therezinha ao JI.
“Por meio do projeto ‘Lixo no chão, em Itatiba não!’, do qual fazemos parte, achamos muitos pneus no Rio Atibaia e começamos a pintar com o objetivo de decorar esses lugares. Um dia, estava andando perto do Jardim Leonor e me deparei com uma decoração com garrafa pet, perguntei para a moça que estava mexendo no jardim da casa, ela me mostrou e explicou que, ao invés de pintar a garrafa, ela colocava um líquido, e dessa forma não descascava”, explicou Therezinha sobre o material utilizado na decoração, que, segundo ela, vem da comunidade e de comércio local que vende para ela e o marido.
Apoio
Apesar de ter começado a acrescentar as garrafas na decoração apenas na semana passada, Therezinha e Laércio já receberam 200 PET, e a senhora destacou o apoio do vereador Washington Bortolossi, “ele ofereceu ajuda e doação de material, falei que ia avisar ele assim que precisasse, mas ele foi nota mil para o projeto”.
Therezinha contou ao JI que vários carros paravam em frente aos jardins, pedindo para tirar fotos, “as crianças queriam ser fotografadas e os pais sempre me pediam ‘posso tirar foto do meu filho lá no meio?’. Já temos várias pessoas pedindo o serviço de decoração, até meu irmão que não mora na cidade já me pediu”, ela conta. “Isso serviu para a gente aprender que quando achamos que vamos desanimar sempre vem um anjo para nos ajudar”, completa Therezinha.