Caquis premiados ficam em exposição até Leilão de Frutas no domingo

Foto: Márcio Megda / PMI
A 20ª Festa do Caqui & Cia. da Prefeitura de Itatiba já começou e os visitantes vão ser recepcionados no Parque Luís Latorre pela exposição dos mais bonitos caquis colhidos no município. Dentre eles, estão identificados os premiados, após o julgamento técnico realizado na manhã de hoje no galpão de exposições, por meio das Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba.
Os melhores e mais bonitos caquis poderão ser contemplados pelos visitantes até às 13h de domingo (06), quando tem início o Leilão de Frutas. Ali, as caixas levadas ao Parque pelos produtores vão à leilão pelo público em geral, com a oportunidade de levar para casa e saborear as delícias da terra.
Os melhores
Do tipo rama forte, o mais cultivado no município, os premiados deste primeiro final de semana são: 1° Valdir Aparecido Montico, 2° José Eduardo Bergamin e 3° Antônio Stocco.
Já da variedade Taubaté, os melhores caquis neste primeiro fim de semana são de: 1° Rodrigo Bisetto, 2° Rogério Ferrari e 3° Rubens Ortis.
Os jurados foram André Luiz Barreto, da Casa da Agricultura de Jarinu - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); Daniel Malheiro, da Casa da Agricultura de Campinas (Cati); Airton Pretti, produtor local; Rodrigo Piovesan, produtor local; e Sérgio Toledo, do Sindicato Rural.
4 tipos na Festa
Na Festa de Itatiba, é possível encontrar os quatro tipos de caqui. O rama forte é o molinho quando maduro, preferido por muitos para degustar gelado. O taubaté lembra o rama forte, sendo, no entanto, mais aguado e gelatinoso.
O giombo é o conhecido como caqui chocolate, por conta da polpa mais escura com sementes aparentes, e o fuyu é o chocolate branco, já que se destaca pela ausência de semente. Além do caqui, os visitantes também encontrarão outras frutas produzidas no município, como abacate, atemoia, figo roxo, goiaba e pitaya.